Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Antonio Carlos Amancio | - |
Autor(es): dc.contributor | Barroso, Elianne Ivo | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonzales Clua, Esteban Walter | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Pedro Henrique da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5416 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762591 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo monográfico busca analisar a indústria de VFX (efeitos visuais digitais) da revolução digital iniciada no final da década de 80 até a crise de 2013. Analisar o processo histórico que ocasionou o êxodo dos grandes estúdios de VFX norte americanos nos anos 2000, os quais se espalharam ao redor do mundo, levando em consideração o mapeamento dos suntuosos incentivos fiscais estatais concedidos por potências econômicas,a fim de atrair a produção e a pós-produção de grandes “blockbusters” para seus territórios. Perceber o papel dos efeitos visuais digitais em uma produção hollywoodiana no quesito financeiro, artístico e produtivo, assim como o processo de digitalização pelo qual passou a indústria na década de 1990 e as suas consequências, tais quais a globalização do fluxo de trabalho e a ascensão da Oceania e Europa como players significativos no mercado mundial. Com base na repercussão criada pela mídia hollywoodiana relevante e a movimentação nas mídias sociais fomentada por blogueiros e figuras expressivas que defendem a causa, o estudo retrata o panorama atual da indústria de VFX e como esse modelo de negócios se aloca no processo produtivo cinematográfico “tentpole” , ressaltando o poder do VFX na contenção de custos, viabilização de uma produção suntuosa e aumento da bilheteria. Também queremos frisar o pioneirismo da Industrial Light & Magic, atualmente o maior player do mercado, e sua importância no surgimento dessa indústria até a consolidação dos três grandes estúdios de efeitos visuais da década de 90: ILM, Digital Domain e Rhythm & Hues e discutir produções relevantes que foram disruptivas no aprimoramento artístico e tecnológico do setor | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | VFX | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivos fiscais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação gráfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-produção digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de efeitos visuais digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria cinematográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação gráfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo fiscal | - |
Título: dc.title | Panorama da indústria de efeitos visuais digitais: globalização dos meios e produção, revoluções tecnológicas e subsídios governamentais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: