
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marielle Barros de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Elisabete Gonçalves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Machado, Leticia dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24254 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762586 | - |
| Descrição: dc.description | A biblioteca é vital para a vida em sociedade, pois contribui para que os indivíduos se desenvolvam e, assim, possam ser críticos, reflexivos e conscientes acerca das questões que permeiam o corpo social. Neste espaço multifacetado de entretenimento, cultura, informação, conhecimento e educação onde se manifesta a biblioteca, a atuação do bibliotecário é indispensável para que sejam executadas ações e projetos para e com a comunidade. Sendo assim, discutimos acerca do espaço da biblioteca na sociedade atual, especialmente, no município de Maricá. Assim, o objetivo geral é analisar a concepção que os moradores de Maricá têm da biblioteca e do bibliotecário. Os objetivos específicos são: estudar o conceito de mediação e a atuação do bibliotecário ao mediar informações; investigar o papel da biblioteca e do bibliotecário no que concerne à educação e a informação, dentre as quais retrata-se a Infoeducação, a competência em informação e afins; averiguar qual o olhar que a comunidade de Maricá tem do papel da biblioteca e do bibliotecário através de um estudo de comunidade; e debater a biblioteca como um espaço de cultura que propicie acesso à informação e a construção de conhecimento. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico em bases de dados, revistas e na Biblioteca Central do Gragoatá. Em seguida, foi elaborado e executado um estudo de comunidade, no qual utilizou-se dados do IBGE, informações recolhidas sobre a cidade e o trabalho de campo, através da realização de um questionário com 15 perguntas abertas exposto online. Os resultados demonstraram que a comunidade percebe a biblioteca, principalmente, como um lugar de leitura, estudo e silêncio. Em relação ao bibliotecário, primordialmente, as pessoas indicaram como um profissional que deve cuidar da biblioteca. Além disso, por meio de outras questões, foi possível saber que a internet é o meio mais utilizado pelos indivíduos para se informar, seguido por redes sociais e televisão. Também se revelam os interesses das pessoas em como utilizar bibliotecas além de outras questões. Portanto, o trabalho evidencia a importância das políticas públicas, mas que as pessoas também lutem e se apropriem do espaço da biblioteca, o bibliotecário, como principal agente neste meio, deve efetuar ações que contribuam para que as pessoas possam transformar o olhar que se tem de bibliotecas, e assim seja possível promovê-las de forma que a sociedade evolua e cresça intelectualmente. | - |
| Descrição: dc.description | The library is vital for life in society, as it contributes to the development of individuals and thus can be critical, reflective and aware of the issues that permeate the social body. In this multifaceted space of entertainment, culture, information, knowledge and education where the library is manifested, the librarian's action is indispensable for actions and projects to be carried out for and with the community. Thus, we discuss the library space in current society, especially in the city of Maricá. So, the general objective is to analyze Maricá's conception of the library and the librarian. The specific objectives are: to study the concept of mediation and the librarian's role in mediating information; investigate the role of the library and the librarian with regard to education and information, among which we portray Infoeducação, Information literacy, etc; find out what view the community of Maricá has of the role of the library and librarian through a community study; and discuss the library as a cultural space that provides access to information and knowledge building. The methodology used was the bibliographic survey in databases, magazines and the Central Library of Gragoatá. Afterwards, a community study was elaborated and executed, in which IBGE data, information collected about the city and field work were used, through a questionnaire with 15 open questions exposed online. The results showed that the community perceives the library mainly as a place of reading, study and silence. Regarding the librarian, primarily, people indicated as a professional who should take care of the library. In addition, through other questions, it was possible to know that the internet is the most used by individuals for information, followed by social networks and television. It also reveals people's interests in how to use libraries and other issues. Therefore, the work highlights the importance of public policies, but that people also fight and take ownership of the library space, the librarian, as the main agent in this environment, must take actions that contribute to the transformation of the view that people have of libraries and thus promote them so that society evolves and grows intellectually. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
| Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atuação do bibliotecário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infoeducação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo de comunidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Usuário de biblioteca | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mediation of information | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Librarian acting | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Infoeducação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Community study | - |
| Título: dc.title | Dimensão social e educativa da biblioteca e do bibliotecário: estudo de comunidade em Maricá | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: