A legislação de Educação no Brasil durante a Ditadura Militar (1964-1985): um espaço de disputas

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSoares, Luiz Carlos-
Autor(es): dc.contributorMattos, Marcelo Badaró-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, José-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Lená Medeiros de-
Autor(es): dc.contributorLopes, Sonia Maria de Castro Nogueira-
Autor(es): dc.creatorLira, Alexandre Tavares do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-02-13-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24560-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762579-
Descrição: dc.descriptionO objetivo desta tese é discutir a legislação da educação brasileira durante a ditadura militar (1964–1985). Esta legislação constituiu-se no resultado das lutas políticas de um período crítico na História do Brasil. Os acordos MEC-USAID, as leis e políticas da ditadura atingiram todos os níveis de ensino. A política do Estado para a educação foi expressão de uma trajetória de embates através da participação de agências internacionais, das instituições da sociedade civil e de movimentos de educadores e estudantes. Assim, se fez necessário avaliar a atuação dos empresários na articulação dos interesses capitalistas tanto no âmbito das agências estatais, quanto na sociedade civil. Em contraponto, professores e estudantes procuraram empreender uma firme resistência através da organização de movimentos autônomos e combativos, que denunciaram esta política social e foram decisivos para a luta contra a ditadura militar no Brasil-
Descrição: dc.descriptionThe object of this thesis is to debate the legislation of the Brazilian education during of military dictatorship (1964–1985). This legislation was the result of political struggle on a critical period in History of Brazil. The MEC-USAID agreements, the acts and dictatorship politic reach all the education level. The State politic for education was expression collision trajectory through participation of international agencies, institutions of civil society, teacher movements and student movements. Thus, was necessary to value the actuations of managers on articulation of capitalist benefit in state agencies as much as civil society. Against, teachers and students started a robust resistance though organization of autonomic and combative movements, divulging that social politic and being crucial in the combat contrary to military dictatorship in Brazil-
Descrição: dc.description367 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectDitadura militar-
Título: dc.titleA legislação de Educação no Brasil durante a Ditadura Militar (1964-1985): um espaço de disputas-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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