Jogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Danielle da Costa Rubim Messeder dos-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Cibele Maria Stivanin de-
Autor(es): dc.contributorVieira, Lígia Maria Mendonça-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3518813385340495-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3774442484775804-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0864372376177243-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0059570879207078-
Autor(es): dc.creatorGuimarães, Letícia Mara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-16-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21691-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFQUI.2021.mp.12406249727-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762563-
Descrição: dc.descriptionO desafios atrelados ao Ensino de Química são dos mais diversos, perpassando por currículos engessados, falta de formação continuada para os professores, metodologias que não favorecem o resgate dos alunos como protagonistas dos seus processos de aprendizagem, dentre outros. A inexistência da contextualização dos conhecimentos químicos na vivência do aluno torna-o inapto para compreender como o letramento científico, mais especificamente, o letramento químico, são importantes no entendimento de sua realidade e na tomada de decisões. Nesse sentido, cabe ao campo de estudos de ensino em química, na figura do professor-pesquisador, repensar o seu fazer pedagógico e levantar soluções para dinamizar a relação aluno-conteúdo. Assim, o presente trabalho visa contribuir na apresentação de novas soluções, ao propôr como produto educacional um livreto de caça palavras e palavras cruzadas, abordando os conteúdos de química geral voltados aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, e os conteúdos de química orgânica para alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio, bem como a sugestão de aplicação dos jogos. O objetivo principal é fornecer aos professores uma alternativa simples e barata de motivar a aprendizagem significativa e favorecer o letramento químico alicerçado no contexto lúdico que o jogo didático proporciona. Apesar de a aplicação da sequência didática não ter ocorrido devido à pandemia causada pela Covid-19, a análise sistemática da literatura de apoio sugere com confiança que o produto aqui apresentado posssui a capacidade de auxiliar o processo pedagógico de aprendizagem em química-
Descrição: dc.descriptionThe challenges linked to chemistry teaching are diverse, going to plastered curricula, lack of continuous training for teachers, methodologies that do not emphasize the students as the protagonists of their learning process, among others. The absence of contextualization of chemical knowledge in student’s experiences makes him unable to comprehend how scientific literacy, more specifically, chemical literacy, is important in understanding his reality in the decision-making process. In this sense, it is up to the field of teaching studies in chemistry, in the figure of the teacher-researcher, to rethink his pedagogical practice and come up with solutions to boost the student-content relationship. Thus, the present work aims to contribute in the presentation of new solutions, by proposing as a educational product a booklet of word search and crosswords, addressing the contents of general chemistry aimed at students of the 9th grade of Elementary School, and the contents of organic chemistry for students enrolled in the 3rd year of high school, as well as the suggestion of an application of the games. The main objective is to provide teachers with a simple and inexpensive alternative to motivate meaningful learning and favor chemical literacy based on the playful context that the didactic game provides. Although the application of the didactic sequence did not occur due to the pandemic caused by Covid-19, the systematic analysis of the supporting literature confidently suggests that the product presented here has the ability to assist the pedagogical process of learning in chemistry-
Descrição: dc.description211 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em química-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Palavras-chave: dc.subjectJogo educativo-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEducational game-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Título: dc.titleJogos didáticos como recurso educacional para aprendizagem em química-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.