RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ÁREA DE CONHECIMENTO NO ÂMBITO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRocha, Marcius Hollanda Pereira da-
Autor(es): dc.contributorCPF:36297054720-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723151D8-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:20055676522-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791688P2-
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Suzana Gueiros-
Autor(es): dc.contributorCPF:68412575922-
Autor(es): dc.creatorMoynier, Márcia Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2015-06-27-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2012-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762545-
Descrição: dc.descriptionCorporate Social Responsibility (CSR) is considered the administrative tool of the century, in the case of an evolution in the relationship between society and business. From the two last decades of the twentieth century global society entered into a new rhythm: due process of globalization has opened up a new pattern of competition and competitiveness has grown substantially among companies. During this period of economic transformation has been no change in the profile of consumers who now pay attention to the ethical behavior of companies, demanding postures for alleviating the social ills and environmental preservation through the practice of CSR. Thus, the modern consumer is their intention to purchase based on the analysis of quality, price, and also socially responsible company. Thus, the positive image the company has become an asset in contemporary competitive market. And the present study is devoted to its improvement through the Project Management, proposing the inclusion of CSR in the knowledge management practices of the PMI, more specifically in the PMBOK ® Guide. The study aims to establish CSR as a habit of running a business, and therefore proposes that this should not be an occasional practice or a separate project, but should be present in all strategic projects implemented by companies.-
Descrição: dc.descriptionA Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é considerada a ferramenta de gestão administrativa do século XXI, tratando-se de uma evolução na relação entre sociedade e empresa. A partir das duas últimas décadas do século XX, a sociedade mundial entrou em um novo ritmo: em virtude do processo de Globalização, inaugurou-se um novo padrão de concorrência e cresceu substancialmente a competitividade entre as empresas. Durante este período de transformações econômicas, houve mudança no perfil do consumidor, que passou a ficar atento ao comportamento ético das empresas, exigindo posturas de amenização das mazelas sociais e de preservação ambiental através da prática de RSE. Logo, o consumidor contemporâneo tem sua intenção de compra com base na análise de qualidade, preço e, também, RSE da empresa. Assim, a imagem positiva da empresa tornou-se uma mais valia no mercado competitivo contemporâneo. E o presente estudo dedica-se ao seu aprimoramento, através do Gerenciamento de Projetos, propondo a inserção do conhecimento de RSE nas boas práticas de gestão do PMI, mais especificamente, no Guia PMBOK®. O estudo visa a colocar a RSE como hábito de gestão das empresas. Para tanto, propõe que esta não deva ser uma prática ocasional ou um projeto avulso, devendo, sim, estar presente em todos os projetos estratégicos implementados pelas empresas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGerenciamento de Projetos-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento Estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectRSE-
Palavras-chave: dc.subjectPMI-
Palavras-chave: dc.subjectPMBOK®-
Palavras-chave: dc.subjectProject Management-
Palavras-chave: dc.subjectStrategic Planning-
Palavras-chave: dc.subjectCSR-
Palavras-chave: dc.subjectPMI-
Palavras-chave: dc.subjectPMBOK®-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleRESPONSABILIDADE SOCIAL COMO ÁREA DE CONHECIMENTO NO ÂMBITO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS-
Título: dc.titleSOCIAL RESPONSIBILITY AS KNOWLEDGE AREA IN PROJECT MANAGEMENT CONTEXT: BENEFITS AND CHALLENGES-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.