Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorChame, Anna Maria Nóbrega-
Autor(es): dc.contributorCosta, Eden Vieira-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Jonas Leonardo Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2018-04-17-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6313-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762532-
Descrição: dc.descriptionA inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descoberta-
Descrição: dc.descriptionThe insertion of Modern and Contemporary Physics in High School of Basic Education has been the subject of research for more than two decades in Brazil. However, dealing with modern and contemporary themes in the classroom has not been an easy task for teachers in general, in view of the complexity of the mathematical tools, the divergence of this theory with classical and especially the philosophical questions inherent this new physics, among other reasons. Thus, the use of teaching tools that assist these professionals in the teaching learning process points to an alternative perspective that makes possible the implementation of didactic content designed for this new physics. Among the contents of Modern and Contemporary Physics to be addressed in high school, the discoveryof the photoelectric effect proves to be a major milestone in the history of science because of the large impact conceptual physics and especially technological. Therefore, this paper aims to present a proposal for teaching, based on a combination of two practical activities (experimental and simulation), who rescue all the historical situation of the construction of this knowledge and that allows to address this phenomenon as a whole, as well as discuss the theoreticalimplications, philosophical and technological inherent to this discovery-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito fotoelétrico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito fotoelétrico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizado-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectModern physics-
Palavras-chave: dc.subjectPhotoelectric effect-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Título: dc.titleEfeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.