Uma proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maurício da-
Autor(es): dc.contributorCPF:18346221122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0556219923760845-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Vanda Maria Cardoso de-
Autor(es): dc.contributorCPF:24158965822-
Autor(es): dc.contributorSilva, José Pereira da-
Autor(es): dc.contributorCPF:50090800722-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4567157761169588-
Autor(es): dc.creatorSantos, Juliana Pereira dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-02-24-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-11-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762529-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to propose a methodology for teaching accent according to the rules of the Orthography Agreement of Portuguese Language from 2009. On this perspective, we consider the study of prosody in Portuguese and the guiding principles of the Portuguese spelling fundamental. To support our purpose we will use as an analysis corpus the official text of the agreement spelling of the Portuguese Language from 1990 and the proposal of Silva (2007) for a better organization for disciplinary content. In this sense we present the concepts of molar and molecular used by Silva (2007) to represent two attitudes adopted by the teaching transmitting, the first corresponds to a new methodological approach, the later relates to the traditional, prescriptive teaching of school subjects. Our intention in proposing a new methodology for the teaching of accent is to make it more profitable and efficient for learning and retention of such content by the student of Portuguese Language.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende apresentar uma proposta de metodologia para o ensino de acentuação gráfica segundo as normas do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009. Nessa perspectiva, consideraremos fundamental o estudo da prosódia em Português e dos princípios norteadores da ortografia portuguesa. Para fundamentar nosso propósito utilizaremos como corpus de análise o texto oficial do acordo ortográfico de Língua portuguesa de 1990 e a proposta de SILVA (2007) para uma melhor organização dos conteúdos disciplinares. Neste sentido apresentaremos os conceitos molar e molecular utilizados por SILVA (2007) para representar duas atitudes adotadas pelo ensino na transmissão de conteúdos, a primeira corresponde a uma nova abordagem metodológica, a segunda diz respeito ao ensino tradicional e prescritivo das disciplinas escolares. Nossa intenção, ao sugerir uma nova proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica, é tornar esse mais rentável e eficaz para a aprendizagem e retenção do referido conteúdo pelo aluno de língua portuguesa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectNovo acordo ortográfico-
Palavras-chave: dc.subjectAcentuação gráfica-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo molar-
Palavras-chave: dc.subjectNew agreement spelling-
Palavras-chave: dc.subjectAccent-
Palavras-chave: dc.subjectMolar method-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleUma proposta metodológica para o ensino de acentuação gráfica-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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