Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Almeida, Lucia da Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Carlos de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Ramalho, Pedro Gouvea de Carvalho | - |
Autor(es): dc.creator | Mota, Viviane Medeiros Tavares | - |
Autor(es): dc.creator | Areias, Priscila dos Reis | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Julia Roberta Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22254 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762527 | - |
Descrição: dc.description | APRESENTAÇÃO O blog (http://propostasensinodefisica.blogspot.com/) é uma iniciativa da equipe do Projeto de Extensão Divulgação de Propostas para o Ensino de Física, constituída por docentes do Departamento de Física e estudantes do Curso de Licenciatura em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFF. O seu conteúdo é destinado a professor@s de Ciências do Ensino Fundamental e de Física do Médio interessad@s em recursos didáticos diversificados para dinamizar suas aulas. Por meio de postagens periódicas, são divulgados diferentes tipos de recursos, tais como: material de humor de veiculação social (tiras, charges e memes) e sugestões de situações-problemas com o uso desse material; letras de música; vídeos; simulações; arranjos experimentais na perspectiva de favorecer a inclusão de estudantes com deficiências sensoriais. A reflexão sobre a prática docente é fundamental para a efetivação de mudanças na sala de aula. Assim, no blog também há um espaço dedicado a materiais que oportunizem essa reflexão. Ressaltamos que nas atualizações periódicas do blog, a equipe tem contado com a colaboração estudantes e egress@s do Curso de Licenciatura em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, ambos da UFF. OBJETIVO Socializar acervo de recursos didáticos para o ensino de Física e/ou Ciências, como meio de favorecer as formações inicial e permanente de professores e, consequentemente, a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental II e no Nível Médio da Educação Básica. ESTRUTURA DO BLOG O Blog é estruturado em 6 seções temáticas: Para refletir; Tiras de humor e memes: o que isso tem a ver com a Física?; Situação-problema com tiras de humor e memes; Física e música; Vídeos, animações e simulações; Recursos experimentais. | - |
Descrição: dc.description | Disponível em: http://propostasensinodefisica.blogspot.com/ | - |
Descrição: dc.description | Nesta seção são diversas as possibilidades para o uso das tiras e humor e memes como recurso didático, apenas como ilustração até como elemento estruturador para atividades de avaliação diagnóstica e de ensino investigativo, dentre outras. No Blog esse tipo de material é usado na elaboração de situações-problema, conforme exemplo apresentado. | - |
Formato: dc.format | 10x15 cm, 4x3 cm. | - |
Formato: dc.format | - | |
Formato: dc.format | Color | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Básica | - |
Título: dc.title | Situação-problema com tiras de humor e memes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Imagem com movimento | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: