Situação-problema com tiras de humor e memes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Lucia da Cruz-
Autor(es): dc.creatorCosta, Isa-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Carlos de Souza-
Autor(es): dc.creatorRamalho, Pedro Gouvea de Carvalho-
Autor(es): dc.creatorMota, Viviane Medeiros Tavares-
Autor(es): dc.creatorAreias, Priscila dos Reis-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Julia Roberta Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:03:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:03:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762527-
Descrição: dc.descriptionAPRESENTAÇÃO O blog (http://propostasensinodefisica.blogspot.com/) é uma iniciativa da equipe do Projeto de Extensão Divulgação de Propostas para o Ensino de Física, constituída por docentes do Departamento de Física e estudantes do Curso de Licenciatura em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da UFF. O seu conteúdo é destinado a professor@s de Ciências do Ensino Fundamental e de Física do Médio interessad@s em recursos didáticos diversificados para dinamizar suas aulas. Por meio de postagens periódicas, são divulgados diferentes tipos de recursos, tais como: material de humor de veiculação social (tiras, charges e memes) e sugestões de situações-problemas com o uso desse material; letras de música; vídeos; simulações; arranjos experimentais na perspectiva de favorecer a inclusão de estudantes com deficiências sensoriais. A reflexão sobre a prática docente é fundamental para a efetivação de mudanças na sala de aula. Assim, no blog também há um espaço dedicado a materiais que oportunizem essa reflexão. Ressaltamos que nas atualizações periódicas do blog, a equipe tem contado com a colaboração estudantes e egress@s do Curso de Licenciatura em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, ambos da UFF. OBJETIVO Socializar acervo de recursos didáticos para o ensino de Física e/ou Ciências, como meio de favorecer as formações inicial e permanente de professores e, consequentemente, a melhoria nos processos de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental II e no Nível Médio da Educação Básica. ESTRUTURA DO BLOG O Blog é estruturado em 6 seções temáticas: Para refletir; Tiras de humor e memes: o que isso tem a ver com a Física?; Situação-problema com tiras de humor e memes; Física e música; Vídeos, animações e simulações; Recursos experimentais.-
Descrição: dc.descriptionDisponível em: http://propostasensinodefisica.blogspot.com/-
Descrição: dc.descriptionNesta seção são diversas as possibilidades para o uso das tiras e humor e memes como recurso didático, apenas como ilustração até como elemento estruturador para atividades de avaliação diagnóstica e de ensino investigativo, dentre outras. No Blog esse tipo de material é usado na elaboração de situações-problema, conforme exemplo apresentado.-
Formato: dc.format10x15 cm, 4x3 cm.-
Formato: dc.formatPDF-
Formato: dc.formatColor-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos Didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Título: dc.titleSituação-problema com tiras de humor e memes-
Tipo de arquivo: dc.typeImagem com movimento-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.