Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Thielmann, Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1020914777758259 | - |
Autor(es): dc.contributor | Affonso, Lígia Maria Fonseca | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9154863932953881 | - |
Autor(es): dc.contributor | Poll, Ana Paula | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8010455271938386 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Sâmela Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:03:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:03:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762517 | - |
Descrição: dc.description | O sistema de educação pública no Brasil apresenta diversos problemas, e um dos que mais preocupa é a evasão escolar, pois todo ano grande parte dos alunos que iniciam o ano letivo não o concluem por diversos motivos. A pesquisa teve como objetivo geral propor estratégias capazes de diminuir a evasão escolar no programa de ensino EJA na Escola Municipal Fernando de Noronha, em Volta Redonda. Trata se de uma pesquisa de natureza básica, do tipo descritiva, e exploratória, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas visando identificar os motivos da evasão na referida escola e que ações podem ser capazes de minimiza-la. Os resultados obtidos mostraram ser necessária a criação de uma metodologia de ensino aprendizagem específica para o público do EJA que atenda à s suas necessidades e o acompanhamento da adoção dessa metodologia buscando identificar as barreiras e dificuldades apresentadas pelos alunos, para que sejam superadas, evitando a evasão | - |
Descrição: dc.description | 14 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão | - |
Palavras-chave: dc.subject | EJA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Título: dc.title | Evasão escolar: um estudo de caso na Escola Municipal Fernando de Noronha, em Volta Redonda-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: