Palavra e imagem : paisagens disparadas em Armando Freitas Filho

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPedrosa, Celia de Moraes Rego-
Autor(es): dc.contributorCPF:63849523622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783266Y5-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Lucia Teixeira de Siqueira e-
Autor(es): dc.contributorCPF:00984532122-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2414938366375414-
Autor(es): dc.contributorMartins, Marcelo Diniz-
Autor(es): dc.contributorCPF:12000900822-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Cristiane Lemos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2006-09-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21066-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762503-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of this work is to critically reflect upon the relationship between the brazilian poetical speech and the several values activated by the image in contemporaneity, so to problemize the question of representation. To do so, we have chosen as the object of study the work of the carioca writer Armando Freitas Filho, which, started with the publication of his first book, Word, in 1963, and is still productive until today. The way through which the relationships are built between the subjectivity and the poetical views leads us towards a tense and productive dialogue with the hegemonic forms of visibility in the contemporary culture. In this way, we identify in the armandiana poetics a critical look over a western ocularcentric tradition, originated in Platon. This tradition comes to the modern days and presents itself, as one of its requisites, the valorization of a subject of the knowledge, that contains an incorporeal and distant look, that turns out to develop a tirany of power. In the armandiano point of view, there is supposedly an adhesion to the visual strategies in order to, from them, develop an alternative potential to the use of images.That is what happens to the western view theme: the writer will take over this thematic to build a touchable look, infected ? as mixing elements of natural and artificial order ? and violent, that opposes a controlling, pacifier and distant look of an omnipresent and massive culture of the visual. The supposed naturality of the city of Rio de Janeiro, which geographical cultural marks are so intensely identifiable in its poetics, its vision already worldwide know as a postcard, the poet eliminated the common place cliche, that as he looks to it, indicates beautiful and conforting crystalized vision, the inability of its apprehensibility the violence of subjectivity.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho se propõe a refletir criticamente sobre as relações estabelecidas entre o discurso poético brasileiro e os diversos valores ativados pela imagem na contemporaneidade, de forma a problematizar a questão da representação. Para isto, escolhemos como objeto de estudo a obra do escritor carioca Armando Freitas Filho, que, iniciada com a publicação de seu primeiro livro, Palavra, em 1963, ainda se mantém produtiva até os dias atuais. A maneira pela qual são construídas as relações entre a subjetividade e as paisagens poéticas aponta-nos para um tenso e produtivo diálogo com as formas hegemônicas da visibilidade na cultura contemporânea. Deste modo, identificamos na poética armandiana um olhar crítico sobre uma tradição ocularcentrista ocidental, originada em Platão. Esta tradição, que se estende até nossa contemporaneidade, apresenta como um de seus pressupostos a valorização de um sujeito do conhecimento, possuidor de um olhar incorpóreo e distanciado, que acaba por desenvolver uma tirania do saber. Na mirada armandiana há uma suposta adesão às estratégias visuais para, a partir delas, desenvolver-se um potencial alternativo ao uso das imagens. É o que ocorre em relação ao tema da paisagem ocidental: o escritor irá apropriar-se desta temática para construir um olhar tátil, contaminado ao misturar elementos de ordem natural e artificial e violento que se contrapõe ao olhar controlador, apaziguador e distante de uma onipresente e massificante cultura do visual. A suposta naturalidade da cidade do Rio de Janeiro, cujas marcas geográficas e culturais fazem- se presentes em sua poética, sua visão já conhecida mundialmente como cartão-postal, lugar comum é desclicherizada pelo poeta, que ao olhar para ela nos indica, em vez de uma reconfortante e bela visão já cristalizada, a incapacidade de sua apreensão e a violência da subjetividade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPoesia-
Palavras-chave: dc.subjectPaisagem-
Palavras-chave: dc.subjectVisibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectImagem-
Palavras-chave: dc.subjectCidade-
Palavras-chave: dc.subjectFreitas Filho, Armando, 1940--
Palavras-chave: dc.subjectPoesia brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectHistória e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectPoetry-
Palavras-chave: dc.subjectLandscape-
Palavras-chave: dc.subjectView-
Palavras-chave: dc.subjectPanorama-
Palavras-chave: dc.subjectVisibility-
Palavras-chave: dc.subjectImage-
Palavras-chave: dc.subjectCity-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titlePalavra e imagem : paisagens disparadas em Armando Freitas Filho-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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