O PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalles, Mara Telles-
Autor(es): dc.contributorCPF:74484745704-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luiz Antonio Viegas da-
Autor(es): dc.contributorCPF:67485912422-
Autor(es): dc.contributorBrochado, Marina Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorCPF:19662009787-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3944519101855359-
Autor(es): dc.creatorMelo, Carolina Lobo dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20559-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762497-
Descrição: dc.descriptionKnowledge management is currently configured indispensable tool for business survival . With the proposal of New Public Management , in which the public sector should search rationality adminstrative private companies seeking quality services offered , it is necessary to check how these organizations operate in contemporary and to what extent can bring up relevant knowledge to the operation public entities . The survey was conducted in CEFET RJ - Unit Maracanã with students and teachers of the course Technical Directors. The main goal was to investigate whether teaching can be offered with a didactic more satisfying to get to know student profile . To this was initially do a parallel between the operation of businesses and schools . Investigated how companies currently pursue to define the profile of the clients in order to develop products that meet existing demands .In the methodology used initially teachers were asked to define the profile of their students.Then the student profile was developed through questionnaires completed by them. And last, profile was presented to teachers . It is hoped that the results obtained in this study extend the communication between teacher and students to get to know more and more about students profile generating a learning increasingly committed to the quality and training of the individual .-
Descrição: dc.descriptionA Gestão do Conhecimento se configura atualmente em ferramenta indispensável para a sobrevivência das empresas. Com a proposta da Nova Gestão Pública, na qual os setores públicos devem buscar a racionalidade administrativa das empresas privadas visando qualidade nos serviços oferecidos, faz-se necessário verificar como estas organizações atuam na contemporaneidade e em que medida podem trazer à tona conhecimentos pertinentes ao funcionamento das entidades públicas. Este trabalho teve por principal objetivo investigar se o ensino pode ser ofertado com uma didática mais satisfatória ao se conhecer melhor o perfil dos alunos. A pesquisa foi realizada no CEFET- RJ na Unidade Maracanã com os alunos e professores do curso Técnico de Administração. Para tal, foi feito inicialmente um paralelo entre o funcionamento das empresas e das escolas. Investigou-se como as empresas atualmente buscam definir o perfil dos seus clientes visando desenvolver produtos que atendam às demandas existentes. Na metodologia utilizada, inicialmente, foi solicitado que os professores traçassem o perfil dos seus alunos. Em seguida, o perfil dos alunos foi desenvolvido com o auxílio de questionários preenchidos pelos mesmos. Por último, o perfil discente foi apresentado aos professores. Como um dos resultados obtidos, pode-se mencionar a importância dada pelos professores ao conhecimento do perfil do aluno para se planejar o período de ensino anual.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectNova Gestão Pública-
Palavras-chave: dc.subjectperfil dos alunos-
Palavras-chave: dc.subjectprocesso de ensino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGestão do Conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectNova Gestão Pública-
Palavras-chave: dc.subjectperfil dos alunos-
Palavras-chave: dc.subjectprocesso de ensino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleO PERFIL DO ALUNO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO DE CASO NO CEFET MARACANÃ-
Título: dc.titlePROFILE OF STUDENT AND CONSTRUCTION OF KNOWLEDGE: A CASE STUDY IN CEFET MARACANÃ.-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.