Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilveira, Elisabete Cristina Cruvello da-
Autor(es): dc.contributorPessoa, Wilma Lúcia Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorZuccarelli, Carolina-
Autor(es): dc.creatorPinheiro, Gustavo José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6678-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762479-
Descrição: dc.descriptionO objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolar-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo escolar-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectReforço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectFracasso escolar-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Título: dc.titleProduções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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