Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessoa, Wilma Lúcia Rodrigues | - |
Autor(es): dc.contributor | Zuccarelli, Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Gustavo José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6678 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762479 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo da monografia é discutir a produção do fracasso escolar a partir de sua relação com o currículo escolar. Ademais, parte-se do argumento que o currículo e o fracasso escolar configuram-se como produções sociais. O reforço escolar procurado pelos alunos com dificuldades de aprendizagem é concebido como uma saída paliativa, porém necessária para essas dificuldades produzidas, principalmente, pelos currículos elaborados e vigentes nas instituições de ensino. Duas questões são centrais na pesquisa realizada: Como o currículo escolar impacta a produção e a reprodução dos fracassos nos discentes? Qual o papel do reforço escolar no que tange à problemática construída do fracasso escolar na educação básica? Como referencial teórico de análise utilizou-se os estudos sobre currículo de Goodson, Silva, Santomé, bem como, a obra de Berger e Luckman sobre a produção social da realidade. Dez discentes participantes do reforço escolar da rede pública e privada da cidade de Maricá são entrevistados para demonstrar empiricamente os argumentos discutidos na revisão bibliográfica realizada. De modo preliminar constata-se que os currículos escolares vigentes nas escolas incentivam a formação de uma identidade negativa, onde o problema que seria da escola passa injustamente a ser encarado como um fracasso do aluno. Neste sentido, o papel do reforço escolar é possibilitar um espaço dialógico, empático e de superação das dificuldades de aprendizagem geradas pelo currículo escolar | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforço escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fracasso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Título: dc.title | Produções e reproduções: diálogos entre o currículo, fracasso escolar e reforço | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: