Zumbi vive na escola ? as experiências de uma escola para afro-descendentes em Campos dos Goytacazes - RJ

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSemeraro, Giovanni-
Autor(es): dc.contributorCPF:22138307115-
Autor(es): dc.contributorhttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4795601J1-
Autor(es): dc.contributorPinto, Maria Martha D\'angelo-
Autor(es): dc.contributorCPF:44783000922-
Autor(es): dc.contributorSantos, Renato Emerson Nascimento dos-
Autor(es): dc.contributorCPF:45621165422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7260305303021981-
Autor(es): dc.creatorSilva, Maria Lúcia Ravela Nogueira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-12-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18198-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762459-
Descrição: dc.descriptionThis thesis presents the results of research on the creation and operation of the course pre vestibular of Zumbi dos Palmares Foundation in Campos dos Goytacazes. Through the revieu of lauis and municipal ordinances that created and structured the formation of educational material from his pre vestibular of irterviews conducted with their creators, directors, coordinators, teachers, students and staff and through observation and prolonged contact of a year and means with emironment of operation was possible realize now his actors relati to the power consists in collisions that hinder around the african question and the size of your project teaching and traimnig of teachers of their pre vestibular. The poll showed wifer the issues of african instituintes moviments were constituted by the appropriate local, that over the creation of the foundation was tied in with his project of his teaching pre vestibular and contimiring education of theis teachers don t include a project countes hegemonic of emancipation the subalter classes.-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação apresenta os resultados de investigação realizada sobre a criação e funcionamento do curso pré-vestibular da Fundação Zumbi dos Palmares em Campos dos Goytacazes-RJ. Através da análise das Leis e portarias municipais que criaram e estruturaram a Fundação, do material pedagógico de seu pré-vestibular, de entrevistas realizadas com seus idealizadores, diretores, coordenadores, professores, alunos e funcionários e através da observação e contato prolongado de um ano e meio com seu ambiente de funcionamento foi possível perceber como seus atores se relacionam com o poder constituído nos embates que travam em torno da causa afro e a dimensão do seu projeto pedagógico e da formação de professores de seu prévestibular. A pesquisa revelou como as questões afros dos movimentos instituintes foram apropriadas pelo poder constituído local, que ao longo da criação da Fundação a foi subordinando e como o seu projeto pedagógico do seu pré-vestibular e a formação continuada de seus professores não contemplam um projeto contrahegemônico de emancipação das classes subalternas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectAfrodescendência-
Palavras-chave: dc.subjectAfrodescendente-
Palavras-chave: dc.subjectPré-vestibular-
Palavras-chave: dc.subjectPopulação carente-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas-
Palavras-chave: dc.subjectMovimentos instituintes-
Palavras-chave: dc.subjectNegro-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade racial-
Palavras-chave: dc.subjectPoder-
Palavras-chave: dc.subjectEstado-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade civil-
Palavras-chave: dc.subjectCampos dos Goytacazes (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectPower-
Palavras-chave: dc.subjectState-
Palavras-chave: dc.subjectCivil society-
Palavras-chave: dc.subjectAfricandescendants-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleZumbi vive na escola ? as experiências de uma escola para afro-descendentes em Campos dos Goytacazes - RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.