Cabeza de Perro y Cola De Pez -Os Discursos de identidade em Maldito Amor y Otros Cuentos de Rosario Ferré

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeixeira, Livia Maria de Freitas Reis-
Autor(es): dc.contributorCPF:56897859622-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798481J1-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Magnólia Brasil Barbosa do-
Autor(es): dc.contributorCPF:95682358422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798203J2&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Marcia Paraquett-
Autor(es): dc.contributorCPF:35968965922-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790614U6-
Autor(es): dc.creatorGomes, Ana Paula Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2011-03-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/19403-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762456-
Descrição: dc.descriptionEn el siglo XX, la producción literaria y cultural se caracteriza por la intensa búsqueda de afirmación nacional en el continente latino-americano. Desde los años 60, a diferencia de las tres primeras décadas, se buscó la elaboración de narrativas históricas bajo una nueva perspectiva, en la que el pasado ya no es comprendido como un lugar a ser visitado como portador de la verdad. Por esa nueva postura, la literatura se dedica a relativizar las verdades, incorporando a la narrativa nacional, voces antes despreciadas por el discurso hegemónico. En el universo literario, hasta entonces dominado por el criterio masculino-universal, la escritura femenina se establece como desestabilizadora del discurso hegemónico, trayendo a la superficie el debate sobre las identidades. Este trabajo se centra en la identificación en la novela Maldito amor y otros cuentos de Rosario Ferré, de la manera como la autora propone el debate sobre la identidad nacional puertorriqueña. Se verifica que, para conseguirlo, la autora contrapone el discurso oficial/histórico con las voces femeninas que, en la novela tratan de desestructurar los marcos de compartimentalización de género, raza y clase social y apuntan a una toma de conciencia alrededor de una identidad nacional caracterizada por la multiplicidad cultural. Además, la autora da fundamental importancia a la reflexión sobre la situación de sumisión de la mujer en la sociedad patriarcal e ilustra la creciente concientización de su papel como agente político y como sujeto de su propio discurso.-
Descrição: dc.descriptionNo século XX, a produção cultural e literária é caracterizada pela intensa busca de afirmação nacional no continente latino-americano. A partir dos anos 60, diferente das três primeiras décadas, buscou-se a elaboração das narrativas históricas por uma nova perspectiva, na qual o passado não é mais entendido como um lugar a ser visitado como portador da verdade. Por essa nova postura, a literatura se dedica a relativizar as verdades, incorporando à narrativa nacional, vozes antes negligenciadas pelo discurso hegemônico. No universo literário, até então dominado pelo critério masculino-universal, a escrita feminina se estabelece como desestabilizadora do discurso hegemônico, trazendo à tona o debate em torno das identidades. Este trabalho concentra-se em identificar no romance Maldito amor y otros cuentos de Rosario Ferré, o modo como a autora propõe o debate sobre a identidade nacional porto-riquenha. Verifica-se que, para tanto, a autora contrapõe o discurso oficial/histórico às vozes femininas, que no romance tentam desestruturar os marcos de compartimentalização de gênero, raça e classe social e apontam para uma tomada de consciência em torno de uma identidade nacional caracterizada pela multiplicidade cultural. Além disso, a autora dá fundamental importância para a reflexão sobre a situação de submissão da mulher na sociedade patriarcal e ilustra a crescente conscientização do papel que desempenha como agente político e como sujeito de seu próprio discurso.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRosario Ferré-
Palavras-chave: dc.subjectPorto Rico-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectRosario Ferré-
Palavras-chave: dc.subjectPuerto Rico-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidad-
Palavras-chave: dc.subjectNacionalismo-
Palavras-chave: dc.subjectFeminismo-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleCabeza de Perro y Cola De Pez -Os Discursos de identidade em Maldito Amor y Otros Cuentos de Rosario Ferré-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.