Oficinas de estimulação cognitiva para idosos com baixa escolaridade : implicações para a enfermagem gerontológica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantana, Rosimere Ferreira-
Autor(es): dc.contributorChrizóstimo, Miriam Marinho-
Autor(es): dc.contributorFlores, Paula Vanessa Peckat-
Autor(es): dc.contributorSantos, George Luiz Alves dos-
Autor(es): dc.creatorLobato, Hanna Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-09-
Data de envio: dc.date.issued2013-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4827-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762439-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: A queixa subjetiva de memória nos idosos é uma das principais intervenções do enfermeiro em grupos gerontológicos. Entretanto, diferenciar no declínio cognitivo esperado do patológico, e ainda mais naqueles indivíduos com baixa escolaridade têm-se tornado um desafio a prática gerontologia brasileira, marcado por um envelhecimento populacional com desigualdades históricas, e analfabetismo como uma destas heranças. Objetivo Geral: Desenvolver oficinas de estimulação cognitiva, específicas, para idosos com baixa escolaridade. Objetivo Específico: Avaliar a capacidade funcional dos idosos, com os testes de rastreio cognitivo, pré e pós intervenção; Avaliar as estratégias de estimulação cognitiva segundo a percepção dos idosos. Método: Trata-se de um estudo descritivo observacional, com abordagem quantitativa, de intervenção (oficinas), com avaliação da capacidade funcional através de testes pré e pós oficinas. O cenário da pesquisa se dá nas dependências do projeto de extensão “Memória Cognitiva, adesão ao tratamento e Inovação Tecnológica: ações para promoção da saúde na terceira idade”, que se situa no campus do Gragoatá - UFF, em Niterói, Rio de Janeiro. A amostra foi composta por 12 idosos participantes do projeto. Para coleta dos dados foram utilizados testes de rastreio do déficit cognitivo mundialmente validados: Mini-Exame do Estado Mental-MEEM, Escala de Depressão Geriátrica-EDG, Escala de Atividades de Vida Diária-Lawton, Evocação e Palavras EVP e,Teste do relógio, e ainda um formulário próprio de avaliação das oficinas. Foram desenvolvidas 12 oficinas, no período de 29 de abril de 2013 até 29 de julho de 2013. A análise inferencial foi composta pelo teste dos postos sinalizados de Wilcoxon para verificar variação significativa nos escores pré e pós-intervenção.Resultados:Observa-se uma maioria de mulheres 10 (83,3%); que residem sozinhos 41,7%;longevos, com média de 77,4±6,7 anos, mínima de 66 e máxima de 89 anos; e o principal uma média de 5,5±2,2 anos de escolaridade, mínima de 2 e máxima de 8 anos. Dentre as 12 oficinas realizadas as áreas cognitivas mais treinadas foram: a atenção, a memória de curto prazo e a concentração. Quanto as avaliações pré e pós intervenção indicaram uma estabilização do quadro, preservando suas condições cognitivas, apesar de tendência de queda nos testes, observada principalmente para avaliação do humor (EDG) com variação absoluta (0,018) e relativa (0,025); dado a diferença significativa estatisticamente de 1 ponto acimam, porém sem significância clínica. E, na memória de curto prazo e linguagem, representados pelos testes Mini-Exame do Estado Mental (MEEM; p = 0,50) e Evocação de Palavras (EVP; p = 0,99) sem significância estatística, mas com variação absoluta e relativa negativa (-1,-3,9; -0,5,-3,3 respectivamente). E não houve variação significativa nos escores LAWTON (p = 0,99e do relógio (p = 0,97). Quanto a avaliação das oficinas pelos idosos, a interação e participação foi unânime (100%) como satisfatória, 92% dos participantes sentiram-se seguros na realização das atividades propostas, de mesmo modo a expressão de melhora na memória percebida 92% com altos níveis (4 e 5); porém 41,7% relataram insatisfação com os materiais usados nas oficinas. Conclusão:Conclui-se que as atividades de estimulação cognitiva específica para idosos com baixa escolaridade foi importante e eficaz na manutenção da cognição dos participantes, além de uma eficaz estratégia para a socialização destes idosos. Destacando-se a importância dá continuidade do estudo, com testes neurocognitivos mais sensíveis para o fator escolaridade para evitar qualquer desvio nos resultados e a construção de materiais adequados-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: Subjective memory complaints in the elderly is a major intervention sof nurses in geriatric groups. However, differentiating the expected cognitive decline of pathological, and even more in those individuals with low education have be come a challenge to practice Brazilian Gerontology, marked by na aging population with historical inequalities, and illiteracy as one of these legacies. General Objective: Develop workshops cognitive specific stimulation for elderly with low education. SpecificObjective: To evaluate the functional capacity of the elderly with cognitive screening tests, preand post intervention; Evaluate the strategies of cognitive stimulation in the perception of the elderly. Method: This was na observation an descriptive study with a quantitative approach, intervention (workshops), with assessment of functional capacity through pré and post tests workshops. The research scenario occurs on the premises of the extension project " Cognitive Memory, treatment adherence andTechnological Innovation: actions to promote health in old age ", located on the campus of Gragoatá - UFF, Niterói, Rio de Janeiro. The sample consisted of 12 individuals participating in the project. For data collectionscreeningtestsofcognitiveimpairmentwereusedgloballyvalidated: Mini-Mental State Examination, MMSE, Geriatric Depression Scale-GDS, Scale-Activities of Daily Living Lawton, Evocation EVP and words, and test clock, and even its own evaluation form of workshops. 12 workshops were developed in the period from 29 April 2013 until 29 July 2013. The inferential analysis was performed by testing the Wilcoxon Signed-Rank to verify significant variation in scores pre and post intervention. Results: There is a majority of 10 women ( 83.3 % ), 41.7 % were living alone ; oldest , averaging 77.4 ± 6.7 years , minimum of 66 and maximum of 89 years, and an average primary 5.5 ± 2.2 years of education , minimum of 2 and maximum of 8 years. Among the 12 workshops trained the most cognitive areas were : attention, short term memory and concentration . As for the pre and post intervention ratings indicated stabilization, preserving their cognitive conditions , despite a downward trend in the tests , observed mainly for assessment of mood ( EDG ) with absolute ( 0.018 ) and relative ( 0.025 ) variation, given the difference statistically significant acimam 1 point , but no clinical significance . And , in short-term memory and language , represented by the Mini - Mental State Examination ( MMSE , p = 0.50 ) tests and Evocation of Words ( EVP , p = 0.99 ) without statistical significance , but with absolute change and on negative ( -1 , -3.9 , -0.5 , -3.3 , respectively ) . And there was no significant variation in scores LAWTON ( p = 0.99 and the clock ( p = 0.97 ) . Regarding the evaluation of workshops for seniors , interaction and participation was unanimous ( 100 %) as satisfactory , 92 % of participants felt themselves safe in carrying out the proposed activities , likewise the expression of memory enhancement perceived 92 % with high levels ( 4 and 5) , but 41.7 % reported dissatisfaction with the materials used in the workshops. Conclusion: It is conclude that the activities of specific cognitive stimulation for elderly with low education was important and effective in maintaining cognition of participants and an effective strategy for the socialization of these seniors. Highlighting the importance of the study continues, with more sensitive neurocognitive tests for the education factor to avoid any deviation in the results and the construction of suitable materials-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do idoso-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectEscolaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do idoso-
Palavras-chave: dc.subjectMemória-
Palavras-chave: dc.subjectEscolaridade-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem geriátrica-
Palavras-chave: dc.subjectHealth of the elderly-
Palavras-chave: dc.subjectMemory-
Palavras-chave: dc.subjectEducational status-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectCognitivetherapy-
Título: dc.titleOficinas de estimulação cognitiva para idosos com baixa escolaridade : implicações para a enfermagem gerontológica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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