Diagnóstico sobre as abordagens acerca do tema biotecnologia no Ensino Médio em escolas no município de Niterói

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCabral, Luiz Mors-
Autor(es): dc.contributorVilela, Mariana Lima-
Autor(es): dc.contributorSpiegel, Carolina Nascimento-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Manuel Gustavo Leitão-
Autor(es): dc.creatorCosta, João Marcello da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31924-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762434-
Descrição: dc.descriptionA biotecnologia é um tema cada vez mais presente no nosso dia a dia. Produtos geneticamente modificados, novas terapias e remédios estão ao alcance de um número crescente de pessoas. Essa importância crescente é a principal motivação desse estudo. Aqui desejamos analisar como são abordados em sala de aula os temas relacionados à biotecnologia, no período do ensino médio, em escolas no município de Niterói. Buscamos mapear de que forma os professores tratam do assunto em sala de aula, e o quanto os estudantes estão apreendendo sobre o tema. A pesquisa envolveu alunos e professores do ensino médio em escolas no município de Niterói, por meio da aplicação de questionários que continham perguntas discursivas e objetivas para esse público alvo. Foi observado que a maioria dos professores lecionam o tema de maneira transversal, adotando também o modelo de aula expositiva para tal abordagem. Entretanto, apesar de considerarem o tema muito pertinente, a carência de tempo decorrida de uma grade escolar apertada, aliando-se a grande carga de trabalho dos docentes, atrapalha o processo de seleção de fontes e trabalhos científicos a serem utilizados como material didático nas suas aulas. Em decorrência disso, os alunos utilizam muito os meios de comunicação para se atualizar sobre o assunto, absorvendo um conteúdo que muitas vezes é apresentado de maneira sensacionalista e equivocado.-
Descrição: dc.descriptionBiotechnology is an increasingly present topic in our daily lives. Genetically modified products, new therapies and medicines are available to an increasing number of people. This growing importance is the main motivation of this study. Here we want to analyze how topics related to biotechnology are approached in the classroom, in the period of high school, in the city of Niterói. We seek to map how teachers deal with the subject in the classroom, and how much students are learning about the topic. The research involved high school students and teachers in the city of Niterói, through the application of questionnaires that contained discursive and objective questions for this target audience. It was observed that most teachers teach the subject in a transversal way, also adopting the expository class model for such an approach. However, despite considering the topic very relevant, the lack of time elapsed from a tight school schedule, combined with the great workload of the teachers, hinders the process of selecting sources and scientific works to be used as teaching material in their classes. As a result, students use the media a lot to update themselves on the subject, absorbing content that is often presented in a sensationalist and mistaken way.-
Descrição: dc.description60 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem-
Palavras-chave: dc.subjectAlunos-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial didático-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectNiterói (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectApproach-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectBiotechnology-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titleDiagnóstico sobre as abordagens acerca do tema biotecnologia no Ensino Médio em escolas no município de Niterói-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.