Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marques, Marcelo Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Leonardo Moreira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Macedo, Renata Pereira Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Gisele dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Fernanda Borges Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22276 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762418 | - |
Descrição: dc.description | A química orgânica é abordada na terceira série do ensino médio, nas escolas públicas, e as vezes de forma descontextualizada e abstrata assim ocasionando a perda da motivação do aluno e pela grande quantidade de conteúdo, o aluno tem pouco tempo de assimilar a matéria. Portanto, o intuito desse trabalho é motivar o estudante a estudar química orgânica, produzindo velas, sabonetes e hidratantes. Além de trabalhar com os conteúdos específicos de química orgânica, como nomenclatura, funções orgânicas e reações de compostos orgânicos, o educando interligará as práticas realizadas os conhecimentos aprendidos nos anos anteriores, como propriedades físico-químicas, polaridade, distribuição eletrônica e cálculo estequiométrico com o ensino recém adquirido. A escolha de produzir esses itens se justifica por serem elementos que estão no dia-a-dia do aluno, por serem de fácil acesso, podendo ser realizados em casa e com baixo custo de produção. Após a confecção dos itens e devido estudo da química uma possibilidade de destino é o comércio, que pode acabar ajudando na renda familiar | - |
Descrição: dc.description | The organic chemistry is taught on the third grade on secondary school and sometimes in a descontextualized and a abstract way. Therefore the purpose of this project is to bring the nearness of the student with chemistry, by the preparation of candles, soaps and moisturizing creams. In addition to the work with especifics organic chemistry contents like nomenclature, organic functional groups and the organic compound reactions, the student will interconnect the knowledge of the previous’s grades such as physical and chemical properties, polarity, eletronic configuration and stoichiometric calculations. The choice to produce these itens is due to student’s day-to-day rotine and have easy access, can be prepared at home, and the production cost is cheap. If the student desires, the developed products can be sold and generate income | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Velas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sabonetes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hidratantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química orgânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reação química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimento químico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organic chemistry | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Experimentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Candles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soaps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moisturizing creams | - |
Título: dc.title | A produção de velas, sabonetes e hidratantes para um ensino de química orgânica experimental e contextualizado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: