Um estudo sobre a formação e atuação dos professores de matemática em relação à educação financeira nos municípios de Carangola–MG, Dores do Rio Preto–ES e Espera Feliz–MG

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Fabiano dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0468143359513798-
Autor(es): dc.contributorSoares, Flávia dos Santos-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8058066571741158-
Autor(es): dc.contributorKistemann Júnior, Marco Aurélio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1992344453582560-
Autor(es): dc.creatorVieira, Tiago Vanini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27572-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762412-
Descrição: dc.descriptionA Educação Financeira é de fundamental importância para que o cidadão possa lidar com suas finanças de maneira mais consciente. A Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE) (2005) concebe a Educação Financeira como sendo o processo pelo qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver as competências necessárias para se tornarem mais conscientes das oportunidades e riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer melhores escolhas. Nesse sentido, fornecer uma formação aos indivíduos e sociedades de forma mais adequada em Educação Financeira favorece para um consumo mais consciente e auxilia na tomada de decisões. Diante disso, é fundamental que as práticas e os conteúdos de matemática financeira estejam em consonância com a realidade do mundo moderno atual. Nesse cenário, surgiu a necessidade de incentivar a Educação Financeira no país, por meio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) em dezembro de 2010, com o objetivo de promover a Educação Financeira, Previdenciária, contribuindo para o fortalecimento da cidadania, a eficiência, solidez do sistema financeiro nacional, com o intuito de auxiliar na tomada de decisões por parte dos consumidores. Desse modo, defendemos que o currículo e a formação inicial do professor de Matemática devam ser modificados, implementando disciplinas específicas de Matemática Financeira para que possam com a sua prática, proporcionar a construção do conhecimento financeiro na Educação Básica. Nesse sentido, emerge a necessidade de realizar uma pesquisa de mestrado sobre a formação dos professores de Matemática que atuam na educação básica, com o objetivo de averiguar seu letramento financeiro. A pesquisa tem como questão: Os bacharéis e/ou licenciados em Matemática estão letrados financeiramente ao nível exigido para os propósitos da Estratégia Nacional de Educação Financeira? Para alcançar o objetivo e responder a questão de pesquisa foi aplicado um questionário a um grupo de professores que lecionam Matemática na educação básica, envolvendo vários conceitos sobre Educação Financeira, de acordo com a proposta sugerida pela ENEF. A análise dos dados multidimensionais provenientes do discurso dos professores do questionário auto aplicado foi feita com o suporte do software CHIC (Classificação Hierárquica, Implicativa e Coesitiva). Com isso, buscou-se com esse trabalho averiguar as características relativas ao processo de formação inicial e atuação dos professores de Matemática concernentes à Educação Financeira e o letramento financeiro em que estes professores se encontram.-
Descrição: dc.descriptionFinancial Literacy is of high importance as it allows citizens to manage their personal finances consciously. The Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) (2005) comprehends Financial Literacy as a process by which individuals and societies improve their understanding of financial products, concepts and, through information, instruction and guidance, develop the necessary skills and confidence to become more aware of financial opportunities and implicated risks, and then be able to make the best choices. In this sense, providing an appropriate Financial Literacy training to individuals and societies leads to conscious consumption and also facilitates decision making. Therefore, it is fundamental that the Financial Literacy contents and practices are in accordance with the reality of the modern world. In this scenario, the need to encourage the Financial Literacy in the country has arisen through the National Strategy for Financial Literacy (ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira) in December 2010, with the purpose to promote Financial and Welfare Literacy contributing to the empowerment of citizenship, efficiency and soundness of the national financial system, in order to support consumers’ decision making. For this reason, we sustain that the curriculum and the initial training for Mathematics teachers should be redesigned, implementing the specific subject of Financial Mathematics to capacitate them to provide for financial knowledge in Basic Education through their practices. Therefore, there arises the need for performing a Master’s Degree Research about the educational training of Mathematics teachers who work in Basic Education aiming to ascertain their financial literacy. The work has as central question: Are Bachelors of Mathematics and/or Mathematics teachers financially literate to the required level for the purposes of the National Strategy for Financial Literacy (ENEF - Estratégia Nacional de Educação Financeira)? To achieve the aim to answer the research question, a questionnaire was administered to a group of Mathematics teachers who work in Basic Education concerning concepts about Financial Literacy according to the purposes suggested by ENEF. The multi-dimensional data analysis collected from the teachers’ discourse on the self- administered questionnaire was carried out with the aid of the software CHIC (Correspondence & Hierarchical Cluster). Thereby, this work sought to investigate the characteristics related to initial teacher training process and the Mathematics teachers’ practices concerning Financial Literacy as well as the level of financial literacy in which they are.-
Descrição: dc.description113 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de similaridades-
Palavras-chave: dc.subjectCHIC-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação financeira-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial literacy-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectSimilarity analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCHIC-
Título: dc.titleUm estudo sobre a formação e atuação dos professores de matemática em relação à educação financeira nos municípios de Carangola–MG, Dores do Rio Preto–ES e Espera Feliz–MG-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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