Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Adriano Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, William de Goés | - |
Autor(es): dc.contributor | Victer, Eline das Flores | - |
Autor(es): dc.creator | Barros, Iris Aniceto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-01-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5646 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762393 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo a análise e a apresentação de jogos matemáticos para estudantes com deficiência intelectual, além de levantar questionamentos a respeito da utilização, por parte dos professores, destes jogos na sala de aula. O trabalho de campo foi feito na Escola Municipal Cornélis Verolme no primeiro segmento do ensino fundamental e na sala de recurso desta mesma escola. Compreendemos que os jogos matemáticos colaboram para o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. Discutimos a importância da formação docente para o seu melhor uso e reconhecemos a importância da prática educacional na seleção de jogos matemáticos que podem ser usados para estudantes com deficiência intelectual. Em relação ao embasamento teórico que adotamos na pesquisa, destacamos a compreensão de que o fazer pedagógico deve estar envolvida em teorias que visem reconhecer que todo indivíduo tem direito a aprender, independente do seu comprometimento cognitivo | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Angra dos Reis | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Título: dc.title | Jogos matemáticos para inclusão de estudantes com deficiência intelectual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: