Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Lídia Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Vanina dos Reis | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10872 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762381 | - |
Descrição: dc.description | Tem como objetivo identificar e analisar, por meio da função de descrição arquivística, como o saber arquivístico vem abordando a questão da leitura/interpretação em arquivos. Sua fundamentação teórica situa-se nos estudos da Teoria do Discurso de Linha Francesa que problematiza a leitura. Busca por meio do levantamento de referências recentes, em quatro periódicos nacionais e um internacional, identificar as fontes teóricas que lhes fornecem fundamento para tratar da descrição arquivística e assim observar como se desenvolve a temática da leitura/interpretação. Conclui-se que há um descompasso entre a literatura nacional e a internacional a respeito do tema proposto. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims at identifying and analyzing, through archival description function, the way that archival knowledge addresses the reading/interpretation issue. Its theoretical basis lies in the studies of French Discourse Theory, which problematizes the theme of reading. It aims, through the research of recent references in one international and four national journals, at identifying the theoretical sources on which they are based, in order to address the archival description and, thus, observe how it develops the theme of reading/interpretation. It concludes that there is a mismatch between national and international literature regarding the proposed theme. | - |
Descrição: dc.description | 93 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura/Interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descrição arquivística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descrição arquivística codificada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival description | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival science | - |
Título: dc.title | Da “mão sem dono” ao sujeito arquivista: o tema da leitura/interpretação na arquivologia atual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: