Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barrelo Junior, Nelson | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Fernando Luiz Campos de | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Rubens Luiz Pinto Gurgel do | - |
Autor(es): dc.creator | Romão, Lucas Cordeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762378 | - |
Descrição: dc.description | As pesquisas em Ensino de Física apresentam que os currículos se encontram defasados ao ensinar somente Mecânica, Eletromagnetismo, Óptica, Termologia e Ondas e que os temas de Física Moderna e Contemporânea necessitam ser inclusos pois são tópicos presentes no quotidiano do estudante e uma boa oportunidade de demonstrar a Física como um empreendimento humano e sujeito a revisões. Esse trabalho propõe uma sequência didática explorando a história da luz para o ensino do efeito fotoelétrico, utilizando atividades investigativas, a partir de experimentos de manipulação e uso de simuladores. Além disso, o papel da argumentação será explorado como parte da proposta de avaliação. Devido à pandemia de COVID-19 não foi possível a aplicação sequência, ficando sua análise como sugestão para um outro trabalho | - |
Descrição: dc.description | The Researches in teaching Physics shows that the curricula are outdated when teaching only Mechanics, Electromagnetism, Optics, Thermology and Waves and that the themes of Modern and Contemporary Physics need to be included as they are topics present in the student's daily life and a good opportunity to demonstrate Physics as a human construction and subject to revisions. This work proposes a didactic sequence exploring the history of light to teach the photoelectric effect, using investigative activities, based on experiments and the use of simulators. In addition, the role of argumentation will be explored as part of the evaluation proposal. Due to the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply sequences, and their analysis was a suggestion for another study | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna e contemporânea no ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física moderna e contemporânea no ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito fotoelétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | História da luz | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modern and contemporary physics in high school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Photoelectric effect | - |
Palavras-chave: dc.subject | Light’s history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquiry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentation | - |
Título: dc.title | Efeito fotoelétrico: uma atividade investigativa utilizando a história da luz | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: