Efeito fotoelétrico: uma atividade investigativa utilizando a história da luz

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarrelo Junior, Nelson-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Fernando Luiz Campos de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Rubens Luiz Pinto Gurgel do-
Autor(es): dc.creatorRomão, Lucas Cordeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-11-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14919-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762378-
Descrição: dc.descriptionAs pesquisas em Ensino de Física apresentam que os currículos se encontram defasados ao ensinar somente Mecânica, Eletromagnetismo, Óptica, Termologia e Ondas e que os temas de Física Moderna e Contemporânea necessitam ser inclusos pois são tópicos presentes no quotidiano do estudante e uma boa oportunidade de demonstrar a Física como um empreendimento humano e sujeito a revisões. Esse trabalho propõe uma sequência didática explorando a história da luz para o ensino do efeito fotoelétrico, utilizando atividades investigativas, a partir de experimentos de manipulação e uso de simuladores. Além disso, o papel da argumentação será explorado como parte da proposta de avaliação. Devido à pandemia de COVID-19 não foi possível a aplicação sequência, ficando sua análise como sugestão para um outro trabalho-
Descrição: dc.descriptionThe Researches in teaching Physics shows that the curricula are outdated when teaching only Mechanics, Electromagnetism, Optics, Thermology and Waves and that the themes of Modern and Contemporary Physics need to be included as they are topics present in the student's daily life and a good opportunity to demonstrate Physics as a human construction and subject to revisions. This work proposes a didactic sequence exploring the history of light to teach the photoelectric effect, using investigative activities, based on experiments and the use of simulators. In addition, the role of argumentation will be explored as part of the evaluation proposal. Due to the COVID-19 pandemic, it was not possible to apply sequences, and their analysis was a suggestion for another study-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea no ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito fotoelétrico-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da luz-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentação-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna e contemporânea no ensino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito fotoelétrico-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da luz-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por investigação-
Palavras-chave: dc.subjectModern and contemporary physics in high school-
Palavras-chave: dc.subjectPhotoelectric effect-
Palavras-chave: dc.subjectLight’s history-
Palavras-chave: dc.subjectInquiry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectArgumentation-
Título: dc.titleEfeito fotoelétrico: uma atividade investigativa utilizando a história da luz-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.