Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Sonia Krapas | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:03117386807 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferrari, Nadir | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:4556700922 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8016960274191583 | - |
Autor(es): dc.contributor | Selles, Sandra Lucia Escovedo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:38774011715 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796506Z1 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Lana Claudia de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:01398111767 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723970P1 | - |
Autor(es): dc.creator | Stelling, Luiz Felipe Peçanha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007-11-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/17193 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762371 | - |
Descrição: dc.description | Historically, in Biology and Social Sciences, we can note that the conceptions of biological races and human races are polisemic, ambiguous and lack consensus. Nowadays, these conceptions cause controversy and can be used with strong ideological biases. This research examines how those concepts of race are expressed in recent biology school textbooks, six of them recommended by the PNLEM (National Program of Textbooks for High School) and one written by an author well-known in the editorial market of Biology textbooks. The analysed corpus is remarkably heterogeneous regarding the development of concepts of human races : while some books present non verbal texts (photos, etc) as evidence of the existence of human racial groups, other books explicitly deny the existence of races, but use the cultural concept of ethnic groups as an inappropriate synonym for racial groups, or as an intentional form of euphemism. From this analysis emerged categories dividing the corpus into two groups, one similar to the recommendations of PCN+ (National Curricula Parameters), and another group that is antithetical to those recommendations. | - |
Descrição: dc.description | Historicamente, na Biologia e nas ciências sociais, as concepções de raças humanas e raças biológicas são polissêmicas, ambíguas e sem consenso. Na atualidade, causam controvérsia e podem ser utilizadas com fortes vieses ideológicos. A pesquisa avaliou tais concepções em livros didáticos recentes de Biologia, seis recomendados pelo PNLEM e um de autor tradicional no mercado de textos didáticos. O corpus analisado mostrou-se muito heterogêneo no modo de desenvolvimento acerca das concepções de raças humanas: enquanto alguns livros apresentam textos não verbais (fotos, etc) que parecem evidenciar grupos raciais humanos, outros livros explicitamente negam a existência de raças, mas utilizam o conceito cultural de grupos étnicos de forma intencional ou eufêmica. Da análise, emergiram categorias que permitiram dividir o corpus em dois grupos, um mais afim com as recomendações dos PCN+ acerca de raças humanas, e outro grupo que se afasta delas. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raças humanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de biologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | School textbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Human races | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum of biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | Raças humanas e raças biológicas em livros didáticos de Biologia de ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: