Análise dos fatores de localização para seleção de ponto de varejo: um estudo de caso para uma franquia do setor alimentício

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCaldas, Marco Antonio Farah-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Marcelo Maciel-
Autor(es): dc.contributorQuelhas, Osvaldo Luiz Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorLopes, Andre Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-12-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12192-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762368-
Descrição: dc.descriptionO aumento do volume de vendas é o principal objetivo de um estabelecimento de varejo, devido à pequena margem operacional do setor. Nesse sentido, a localização do ponto comercial é um dos principais fatores que permitem aos varejistas maximizar suas receitas. O trabalho teve o objetivo de analisar os fatores de localização do varejo a fim de selecionar o melhor ponto comercial em uma nova região. Foi aplicado um estudo de caso em uma rede de franquias do setor alimentício. De acordo com as características da empresa estudada, foram definidos pesos para os fatores de localização. Os potenciais pontos comerciais da cidade da região estudada foram comparados quanto a esses fatores, possibilitando a seleção do ponto que obteve a melhor pontuação dentre os analisados. Os resultados se mostraram coerentes, com um retorno estimado dentro dos padrões praticados no ramo. Foi possível concluir que um estudo de localização por parte do franqueado possibilitaria ganhos significativos na receita da loja, a partir da seleção de locais mais atrativos aos consumidores-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of the retailers is to increase sales, due to the narrow margin of the retail service. In this context, retail facility location is one of the most important factors that allow retailers to maximize their sales revenue. The aim of this study is to analyse the retail location factors in order to define the best site for a new store in a specific region. A case study was applied for a franchise network from the food sector. The location factors were weighed according to the company business characteristcs. The potencial store sites of the region studied were compared based on these factors, in order to define the best the location with the best grade. The results were consistent as the estimated payback of the stores was in the same range as other franchise units. It can be inferred, from the study, that location analysis in the retail sector leads to significant earns in the store revenue, selecting locations more attractive to the consumers-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeomarketing-
Palavras-chave: dc.subjectLocalização de instalações-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de informação geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectVarejo-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Informação Geográfica-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing empresarial-
Palavras-chave: dc.subjectFacility location-
Palavras-chave: dc.subjectGeographic information system-
Palavras-chave: dc.subjectRetail service-
Título: dc.titleAnálise dos fatores de localização para seleção de ponto de varejo: um estudo de caso para uma franquia do setor alimentício-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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