A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorScotto, Maria Gabriela-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Elis de Araújo-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Ana Paula Serpa-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8790951579634443-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4148205819933960-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5043727600744430-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2002277124550441-
Autor(es): dc.creatorPereira, Ives da Silva Duque-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10684-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762367-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa objetivou analisar as imagens fotográficas presentes nos três últimos Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do entendimento do planejamento urbano no Brasil, com raízes modernistas, se iniciando no final do século XIX e início do século XX, o presente trabalho contextualiza a implementação do planejamento estratégico como uma importante ferramenta de gestão do espaço urbano no século XXI. Tendo como modelo a cidade de Barcelona, o Rio de Janeiro passa a planejar por metas as ações que irão interferir na sua espacialidade de maneira a produzir uma cidade-produto cujo objetivo é atrair investimentos de diversas ordens. Tal Plano precisa ser legitimado pelos diversos atores envolvidos, incluindo seus cidadãos, e o marketing se torna ferramenta que possibilita propagar imagens-sínteses da cidade. As imagens analisadas nos Planos Estratégicos permitem concluir que se trata de um reforço argumentativo que compõe um discurso legitimador das ações no espaço da cidade. O Rio é apresentado por imagens-sínteses que não refletem a totalidade do município podendo levar ao falso entendimento de que as ações positivas projetadas no Plano abarcariam a totalidade da cidade. O que se percebe é uma construção discursiva, pelas imagens fotográficas, de uma cidade pelas suas partes, em que o real interesse seria o de promover espaços específicos cujo o valor é estabelecido pelo interesse dos investimentos privados-
Descrição: dc.descriptionLa presente investigación tuvo como objetivo analizar las imágenes fotográficas presentes en los tres últimos Planes Estratégicos de la ciudad de Río de Janeiro. A partir de la comprensión de la planificación urbana en Brasil, con raíces modernistas, iniciándose a fin del siglo XIX y principios del siglo XX, el presente trabajo contextualiza la implementación del planeamiento estratégico como una importante herramienta de gestión del espacio urbano en el siglo XXI. Tomando la ciudad de Barcelona como modelo, Río de Janeiro pasa a planificar a través de metas las acciones que interferirán en su espacialidad, de manera a producir una ciudad-producto cuyo objetivo es atraer inversiones de diversas órdenes. Este Plan necesita ser legitimado por los diversos actores involucrados, incluyendo a sus ciudadanos, y el marketing se convierte en herramienta que posibilita propagar imágenes-síntesis de la ciudad. Las imágenes analizadas en los Planes Estratégicos permiten concluir que se trata de un refuerzo argumentativo que compone un discurso legitimador de las acciones en el espacio de la ciudad. Río es presentado por imágenes-síntesis que no reflejan la totalidad del municipio, pudiendo llevar al falso entendimiento de que las acciones positivas proyectadas en el Plan abarcarían la totalidad de la ciudad. Lo que se percibe es una construcción discursiva, a través de imágenes fotográficas, de una ciudad representada por fragmentos ,en que el real interés sería el de promover espacios específicos cuyo valor es establecido por el interés de las inversiones privadas-
Descrição: dc.description96-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento urbano-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento estratégico-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectInvestimento-
Palavras-chave: dc.subjectGestão urbana-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectPlanificación urbana-
Palavras-chave: dc.subjectFotografía-
Palavras-chave: dc.subjectProducción intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Título: dc.titleA produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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