O protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAccioly, Inny Bello-
Autor(es): dc.contributorRequião, Luciana Pires de Sá-
Autor(es): dc.contributorAyoub, Dibe Salua-
Autor(es): dc.creatorGonçalves, Thamires Souza dos Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30166-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762355-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo apresentar pontos principais sobre a luta das mulheres para conquistarem direitos e permanecerem em espaços que determinaram que não lhes pertencia, entendendo como se instaurou o patriarcado e como ele recai sobre as mulheres ainda hoje. Sua fundamentação teórica está baseada na obra “O calibã e a bruxa” de Silvia Federici e em uma compilação de artigos que retratam a luta das mulheres pelos seus direitos. Foi feito também pesquisas através de um questionário e entrevistas semiestruturadas, com o intuito de entender como o patriarcado e a pandemia do COVID-19 recaiu sobre a vida das estudantes e das estudantes que são mães no curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). A partir dos relatos obtidos, pode-se perceber que o lugar que a mulher ocupa na sociedade ficou evidente com as mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, principalmente a sobrecarga de trabalhos do lar, com os filhos, maridos e o sentimento de culpa por não conseguirem desempenhar todas as funções com excelência.-
Descrição: dc.descriptionThis work aims to present main points about the struggle of women to conquer rights and remain in spaces that they determined did not belong to them, understanding how patriarchy was established and how it falls on women even today. Its theoretical foundation is based on the work “Caliban and the Witch” by Silvia Federici and on a compilation of articles that portray the struggle of women for their rights. Research was also carried out through a questionnaire and semi-structured interviews, in order to understand how the patriarchy and the COVID-19 pandemic fell on the lives of students and students who are mothers in the Pedagogy course of the Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR). From the reports obtained, it can be seen that the place that women occupy in society became evident with the changes caused by the COVID-19 pandemic, especially the overload of housework, with children, husbands and the feeling of guilt for not being able to perform all functions with excellence.-
Descrição: dc.description48-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectmulheres-
Palavras-chave: dc.subjecttrabalho-
Palavras-chave: dc.subjectreprodutivo-
Palavras-chave: dc.subjectestudantes-
Palavras-chave: dc.subjectwomen-
Palavras-chave: dc.subjectreproductive work-
Palavras-chave: dc.subjectstudents-
Título: dc.titleO protagonismo das estudantes mulheres do curso de Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reis e os desafios impostos pela pandemia da COVID-19-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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