PROPOSTA DE MELHORIAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LIVROS DAS BIBLIOTECAS DO CEFET/RJ COM BASE EM MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Carlos Francisco Simões-
Autor(es): dc.contributorCPF:73045772749-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773441T0-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.contributorCPF:11133344422-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782862T9&dataRevisao=null-
Autor(es): dc.contributorMedina, Fernando-
Autor(es): dc.contributorCPF:69532558422-
Autor(es): dc.creatorAlves, Cristina Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-07-18-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2014-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20583-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762345-
Descrição: dc.descriptionThe Business Process Modeling (BPM) is an approach that is a response to the need to ensure greater efficiency and dynamism in the process of a modern organization, set in a context of major technological development and structural change in which it becomes essential that organizations not only adopt a new management model, but also make use of various technologies widely demanded in the global environment in which they operate. This study aimed to propose improvements in the procurement of library books CEFET/RJ through modeling and analysis of the process through knowledge of methodologies, techniques and tools of BPM. The study was conducted at an institution of higher education located in Rio de Janeiro (BR). After changes in its structure was realized that this institution has deficiencies in the implementation of some processes. A study of Business Process Modeling was performed to support the detailed analysis of its processes, namely the acquisition of books for the library. To collect data, we used the literature, documentary research, observation and interviews. The collected information about the current state of the process allowed the elaboration of a diagram which was highlighted all the activities that comprise the process. Then a detailed analysis of these activities was conducted to identify the causes of the main problem of the process tha is the delay in the acquisition of books. At the end, seven changes in practice that involve improvements to the chosen process are presented.-
Descrição: dc.descriptionA Modelagem de Processos de Negócios (BPM) é uma abordagem que surge como resposta à necessidade de garantir maior eficiência e dinamicidade nos processos de uma organização moderna, inserida em um contexto de grande desenvolvimento tecnológico e mudanças estruturais no qual se torna indispensável que as organizações não apenas adotem um novo modelo de gestão, como também façam uso de diversas tecnologias largamente exigidas no ambiente globalizado em que estão inseridas. Este estudo teve por objetivo propor melhorias no processo de aquisição de livros das bibliotecas do CEFET/RJ por meio da modelagem e análise do processo, através do conhecimento de metodologias, técnicas e ferramentas da BPM. O trabalho foi realizado em uma instituição de Ensino Superior situada no Rio de Janeiro (BR). Após mudanças na sua estrutura percebeu-se que esta instituição apresenta deficiências na execução de alguns processos. Um estudo sobre Modelagem de Processos de Negócios (BPM) foi realizado para embasar a análise detalhada de um de seus processos, a saber, o processo de aquisição de livros para biblioteca. Para a coleta de dados, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação e entrevistas. As informações coletadas sobre o estado atual do processo permitiram a elaboração de um diagrama onde foram destacadas todas as atividades que compõem o processo. Em seguida, foi realizada uma análise detalhada dessas atividades para identificar as causas do principal problema do processo que é a demora na aquisição de livros. Ao final, são apresentadas sete alterações na prática que implicam em melhorias para o processo escolhido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem de Processos de Negócios-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de Modelagem de Processos-
Palavras-chave: dc.subjectMelhoria de Processos-
Palavras-chave: dc.subjectProcessos de biblioteca-
Palavras-chave: dc.subjectBusiness Process Modeling-
Palavras-chave: dc.subjectProcess Modeling Methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectProcess Improvement-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary processes-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titlePROPOSTA DE MELHORIAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LIVROS DAS BIBLIOTECAS DO CEFET/RJ COM BASE EM MODELAGEM DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)-
Título: dc.titlePROPOSAL FOR A IMPROVEMENT IN THE BOOKS ACQUISITION PROCESS FOR LIBRARY CEFET/RJ BASED IN BUSINESS PROCESS MODELING (BPM)-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.