Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Lígia Maria Mendonça | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0059570879207078 | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Andréa Aparecida Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5969031244402632 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amado, Beatriz Crittelli | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7339478176562437 | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Gabriel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762342 | - |
Descrição: dc.description | Os resultados dos alunos brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2018 e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2020, mostram uma melhora pouco significativa na qualidade de ensino de ciências no Brasil, ainda ocupando baixa colocação em relação aos outros países, alertando para a necessidade de mudanças na forma como se ensina ciências no país. Química é uma disciplina abstrata e complexa, sendo considerada difícil entre os alunos do ensino médio, e um dos grandes motivos desta incompreensão por parte dos alunos está relacionado as dificuldades na assimilação e observação dos seus fenômenos com a vida cotidiana. Estas dificuldades tornaram-se um obstáculo ao longo do tempo, evidenciando a necessidade da busca de práticas pedagógicas que rompam estas barreiras. Este trabalho propõe desenvolver uma sequência didática a partir dos três momentos pedagógicos formulados por Delizoicov, utilizando experimentação e recursos didáticos sob a luz dos preceitos da teoria do conhecimento químico de Johnstone e da aprendizagem significativa de Ausubel. Com o objetivo de aprimorar as atividades de ensino e aprendizagem em cinética química junto aos estudantes do segundo ano do ensino médio, através do auxílio dos recursos didáticos (experimentos, imagens, simulador e vídeos) proporcionar maior estímulo na construção da aprendizagem, conectando a química com a realidade e as experiências dos alunos | - |
Descrição: dc.description | The results of Brazilian students in the International Student Assessment Program (PISA) in 2018 and in the National High School Exam (ENEM) in 2020, show a negligible improvement in the quality of science education in Brazil, still occupying a low position in relation to to other countries, calling attention to the need for changes in the way science is taught in the country. Chemistry is an abstract and complex subject, being considered difficult among high school students, and one of the main reasons for this misunderstanding on the part of students is related to the difficulties in assimilating and observing its phenomena with everyday life. These difficulties have become an obstacle over time, highlighting the need to search for pedagogical practices that break these barriers. This work proposes to develop a didactic sequence from the three pedagogical moments formulated by Delizoicov, using experimentation and didactic resources in the light of the precepts of Johnstone's theory of chemical knowledge and Ausubel's meaningful learning. With the objective of improving teaching and learning activities in chemical kinetics with second year high school students, through the aid of didactic resources (experiments, images, simulator and videos) to provide greater stimulus in the construction of learning, connecting Chemistry with the reality and experiences of the students | - |
Descrição: dc.description | 64 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinética química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemical kinects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatic sequence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Título: dc.title | Cinética química: uma proposta para aprendizagem significativa no ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: