Procedimento gerencial para redução do desperdício de recursos em contratações públicas em uma instituição de ensino

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGuabiroba, Ricardo César da Silva-
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antonio-
Autor(es): dc.contributorMourad, Camila Benatti-
Autor(es): dc.creatorGaldino, Rondinelle Idalecio dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-04-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11890-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762338-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do estudo é propor um procedimento gerencial que possibilite o uso da dispensa de licitação em razão do valor, ou seja, aquisições com valor anual de até R$ 17.600,00, conforme legislação em vigor, como forma de melhorar o procedimento de compras em contratações públicas de pequeno valor, buscando com isto desburocratizar estas contratações, tornando-as mais econômicas e ágeis, sem que isto acarrete um atropelo ao princípio da legalidade e ao dever legal de licitar. Procedimentos/Método para a solução do problema: O primeiro método refere-se à aplicação de questionários aos Requisitantes, Servidores do Setor de Licitações, Procuradoria e Ordenador de Despesas, com o objetivo de se calcular o tempo gasto por cada participante do processo na realização de sua tarefa. Tendo em mãos estes tempos, o pesquisador deve calcular o tempo gasto para cada tarefa, utilizando-se para tanto a técnica PERT. Após obter o tempo de cada Tarefa que compõe as Etapas do processo, o pesquisador deve calcular o custo de cada Tarefa, utilizando-se para isto os dados existentes no portal da transparência (pesquisa documental). Após se calcular o custo de cada etapa chegou-se ao custo total de cada procedimento e com isto definiu-se qual o procedimento mais barato e mais rápido, mantendo-se a qualidade e segurança jurídica, sendo assim o mais eficiente. Com isto, desenvolveu-se um procedimento que pode ser utilizado pelo gestor para encontrar o procedimento correto para cada processo de compra que for realizado. Resultados: O procedimento foi desenvolvido em quatro etapas: (1) Caracterização do objeto de estudo; (2) Estimativa de custos e tempos de processo; (3) Proposta de ações de melhoria e (4) Apresentação do produto/artefato a ser utilizado pelo Gestor. Implicações práticas: O impacto estimado é a redução de 80% nos custos de cada contratação e de 23% nos custos totais de contratação da unidade em um período de quatro anos. Além disto, no mesmo período, estimou-se uma redução de 80% no tempo de contratação. Constatou-se assim a possibilidade de redução do tempo e do custo de contratação a partir de um procedimento estruturado desenvolvido a partir da participação, envolvimento e treinamento de todos os profissionais envolvidos no processo de compra pública. Originalidade e contribuições: O procedimento proposto é único e traz as especificidades do uso da dispensa de licitação em razão do valor, sem necessidade de adaptações quando aplicado em 21 Instituições Públicas Federais de Ensino. Esse procedimento tem o potencial de contribuir com o treinamento de novos colaboradores na área de contratações, principalmente em casos de alta rotatividade de mão de obra no setor. Além disto, espera-se que o procedimento traga mais segurança aos gestores no momento da tomada de decisão sobre o tipo de licitação a ser conduzida. Essas contribuições têm aderência com a linha de atuação científico-tecnológica: Administração de Operações e Suporte Logístico Integrado, com o grupo de pesquisa GETEG (Grupo de Estudos em Tecnologia e Gestão) e com o projeto de pesquisa: Gestão de serviços em instituições públicas de ensino. Produção Técnica/Tecnológica: O procedimento proposto é o principal produto técnico/tecnológico derivado do estudo. Enquadra-se como Processo/Tecnologia não patenteável pertencente ao EIXO 1 – Produtos e Processos. O procedimento apresenta aplicabilidade após concordância e participação da alta gerência e dos colaboradores participantes do processo. O procedimento também traz inovação ao produzir conhecimento a partir da experiência dos colaboradores em grupo focal e, por fim, o procedimento apresenta baixa complexidade sem o envolvimento de muitos atores necessários para o seu desenvolvimento.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of the study is to propose a management procedure that allows the use of the waiver of bidding for value, that is, acquisitions with an annual value of up to R$ 17,600.00, according to current legislation, as a way to improve the procurement procedure in public contracts of small value, in order to reduce bureaucracy in these contracts, making them more economical and agile, without this entailing a violation of the principle of legality and the legal duty to bid. Procedures / Method for solving the problem: The first method refers to the application of questionnaires to the requesters, tenderers, the Procurement Office and the Expenditure Authorizer, in order to calculate the time spent by each process participant in the realization of their task. Having these times in hand, the researcher must calculate the time spent for each task, using both the PERT technique. After obtaining the time of each Task that composes the Process Steps, the researcher must calculate the cost of each Task, using for that the data existing in the portal of transparency (documentary research). After calculating the cost of each step, we arrived at the total cost of each procedure and with this we defined the cheapest procedure, thus finding the most efficient. With this, a procedure has been developed that can be used by the manager to find the correct procedure for each purchase process that is carried out. Results: The procedure was developed in four stages: (1) Characterization of the object of study; (2) Estimation of costs and process times; (3) Proposal for improvement actions and (4) Presentation of the product / artifact to be used by the Manager. Practical implications: The estimated impact is an 80% reduction in the costs of each contraction and a 23% reduction in the total cost of contracting the unit over a four-year period. In addition, in the same period, a reduction of 80% in the time of hiring was estimated. Thus, the possibility of reducing the time and cost of contracting was verified, based on a structured procedure developed from the participation, involvement and training of all professionals involved in the public procurement process. 23 Originality and contributions: The proposed procedure is unique and brings the specificities of the use of the waiver to bid for value, without the need for adaptation when applied in Federal Public Education Institutions. This procedure has the potential to contribute to the training of new employees in the area of hiring, especially in cases of high turnover of labor in the sector. In addition, it is expected that the procedure will bring more safety to managers at the time of decision on the type of bid to be conducted. These contributions have adherence to the line of scientific and technological performance: Operations Management and Integrated Logistic Support, with the research group GETEG (Group of Studies in Technology and Management) and with the research project: Management of services in public educational institutions. Technical / Technological Production: The proposed procedure is the main technical / technological product derived from the study. It is classified as Non-patentable Process / Technology belonging to EIXO 1 - Products and Processes. The procedure presents applicability after agreement and participation of the top management and the collaborators participating in the process. The procedure also brings innovation by producing knowledge from the experience of focal group collaborators and, finally, the procedure presents low complexity without the involvement of many actors necessary for its development.-
Descrição: dc.description111f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCompras públicas-
Palavras-chave: dc.subjectLicitações-
Palavras-chave: dc.subjectDispensa de licitação-
Palavras-chave: dc.subjectPregão eletrônico-
Palavras-chave: dc.subjectEconomicidade-
Palavras-chave: dc.subjectLicitação-
Palavras-chave: dc.subjectAdministração pública-
Palavras-chave: dc.subjectPublic procurement-
Palavras-chave: dc.subjectTenders-
Palavras-chave: dc.subjectExemption from bidding-
Palavras-chave: dc.subjectElectronic trading-
Palavras-chave: dc.subjectEconomicity-
Título: dc.titleProcedimento gerencial para redução do desperdício de recursos em contratações públicas em uma instituição de ensino-
Título: dc.titleManagement procedure for reduction of waste of resources in public contracting - case of a teaching institution-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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