Desinformação nas eleições 2018: destrinchando as notícias falsas que favoreceram Jair Bolsonaro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMendes, Larissa de Morais Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorDomingues, Rachel Bertol-
Autor(es): dc.contributorBezerra, Arthur Coelho-
Autor(es): dc.creatorSilva, Rebeca Letieri Guasti da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762328-
Descrição: dc.descriptionpresente pesquisa busca analisar o uso de fake news durante a campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro, por meio da investigação da construção da narrativa e do enquadramento dessas peças de mídia. A hipótese é que houve um direcionamento, em termos de uso de linguagem, configuração visual e enquadramento, para influir sobre grupos específicos de leitores e, desse modo, influenciar o resultado do pleito de 2018. Nesse sentido, a proposta é analisar o enquadramento de 104 notícias, caracterizadas como falsas por agências de fact checking, que foram prejudiciais ao segundo colocado nas pesquisas e nas urnas, Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores, beneficiando, assim, o seu opositor.-
Descrição: dc.descriptionThis research seeks to analyze the use of fake news during the campaign of the president-elect, Jair Bolsonaro, by investigating the narrative construction and framing of these media posts. The hypothesis is that there was a direction, in terms of the use of language, visual configuration and framing, to influence specific groups of readers and, thus, influence the outcome of the 2018 election. In this sense, the proposal is to analyze the framing of 104 news, characterized as false by fact checking agencies, which were harmful to the second place in the polls and in the polls, Fernando Haddad, from the Workers' Party, thus benefiting his opponent.-
Descrição: dc.description111p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCampanha política-
Palavras-chave: dc.subjectDesinformação-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais-
Palavras-chave: dc.subjectEleições-
Palavras-chave: dc.subjectCredibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectFake news-
Palavras-chave: dc.subjectEleição presidencial-
Palavras-chave: dc.subjectRede social-
Palavras-chave: dc.subjectCampanha eleitoral-
Palavras-chave: dc.subjectPolitical campaign-
Palavras-chave: dc.subjectDisinformation-
Palavras-chave: dc.subjectSocial networks-
Palavras-chave: dc.subjectElections-
Palavras-chave: dc.subjectCredibility-
Título: dc.titleDesinformação nas eleições 2018: destrinchando as notícias falsas que favoreceram Jair Bolsonaro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.