Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Montenegro, Anselmo Antunes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:37768904222 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3518240071127311 | - |
Autor(es): dc.contributor | Clua, Esteban Walter Gonzalez | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:30457908122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4791589931798048 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gattas, Marcelo | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:52915995122 | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Ildenir da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008-09-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18255 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762318 | - |
Descrição: dc.description | This work propose a technique of global illumination that is able to simulate, at run-time, the light transport of perfect diffuse surfaces in complexes scenes with high degrees of occlusion. The method combines a culling strategy known as cell-portal decomposition with the computation of the scene radiosity in graphics hardware, exploring the parallelism provided by modern GPUs. The algorithm starts with a cell-portal decomposition of the scene where the light transport simulation is supposed to be computed.The portal of each cell is attached to a source of artificial light with the same geometry. This source of artificial light represents the radiosity emmited by a cell incident to an adjacent cell. Then, a synchronization step is run on the artificial light sources so that the radiosity of a cell reaches the adjacent cell. Finally, the scene is rendered based on the results obtained and a new syncronization step is started. As more steps are performed, the computed radiosity of the scene becomes more accurate. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho propõe uma técnica de iluminação global capaz de simular, em tempo de execução, o transporte de luz para superfícies perfeitamente difusas em cenas complexas, com alto grau de oclusão. O método proposto combina uma estratégia de culling conhecida como decomposição cell-portal (céluas-portais) com o cálculo da radiosidade em hardware gráfico, explorando o alto grau de paralelismo disponibilizado pelas modernas arquiteturas de GPU. O algoritmo inicia com uma decomposição cell-portal da cena na qual deseja-se simular o transporte de luz. A cada portal da célula anexamos uma fonte de luz com mesma geometria. Essa fonte de luz artificial representa a radiosidade emitida por uma célula incidente a célula adjacente. A cada passo da simulação, executa-se o algoritmo de radiosdade em cada célula isoladamente. Em seguida,um passo de sincronização é executado nas fontes artificiais de modo que a radiosidade de uma célula chegue na célula adjacente. Então, a cena é renderizada a partir do resultado obtido e um novo passo de sincronização é realizado. A medida que mais passos são realizados, a iluminação da cena fica mais acurada | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Computação | - |
Publicador: dc.publisher | Computação | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiosidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decomposição célula-portal | - |
Palavras-chave: dc.subject | GPU | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiosity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cell-portal decomposition | - |
Palavras-chave: dc.subject | GPU | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | - |
Título: dc.title | Um método de iluminação global aproximada para ambientes complexos baseado em radiosidade e decomposição célula-portal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: