Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Jean Carlos | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7824407870274493 | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Francisca Marli Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4192469439181304 | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonzaga, Glaucia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1055446047081201 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudio Eduardo de Azevedo e | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7389643642774927 | - |
Autor(es): dc.creator | Lanes, Delaine Motta | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27826 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762317 | - |
Descrição: dc.description | O planeta Terra vem sofrendo intensa degradação pela ação antrópica. Com o advento da crescente industrialização, da globalização, do aumento populacional e de uma exploração descontrolada e irresponsável dos bens naturais, em um contexto capitalista que visa o lucro imediato sem medir consequências, o meio ambiente está sob ameaça. Diante desse cenário, discussões sobre modos de frear, impedir, retardar, recuperar e preservar esse ambiente tem tomado forma dentro de vários setores da sociedade. A partir da Conferência Intergovernamental de Tbilisi (1977) a Educação Ambiental emerge como uma alternativa viável e eficaz nesse sentido. A escola, por sua vez, torna-se espaço relevante e privilegiado na condução dessa modalidade de ensino. Nesta dissertação temos a finalidade de contribuir no balizamento de uma Educação Ambiental com foco na questão hídrica, através de uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-descritiva e também propositiva. Frente à realidade educacional brasileira, que não contempla uma ampla e profunda discussão/reflexão sobre os problemas ambientais, e da carência de recurso didático específico sobre a Educação Ambiental e, mais especificamente, sobre o tema água, procuramos através da construção do recurso da cartilha educativa fornecer subsídios para promover um estudo interdisciplinar sobre essa temática a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A cartilha desenvolvida neste trabalho está estruturada em 4 grupos temáticos que se subdividem em 23 tópicos/temas de acordo com as especificidades apresentadas pela água. E, buscando um maior enriquecimento para o material didático, a cartilha possui alinhamento com a BNCC e dialoga com suas competências e habilidades em todas as disciplinas e anos de escolaridade previstos nos anos finais do Ensino Fundamental. A abordagem da cartilha visa o embasamento teórico do estudante sobre o tema, dirimindo concepções errôneas e cristalizadas pelo senso comum, mas não só isso. Através de uma linguagem leve e lúdica, em suas 52 páginas, aborda conhecimento científico, gráficos, infográficos, imagens, músicas, atividades escritas, pesquisa e reflexão, propostas de diálogo, textos legais, arte e cultura. A cartilha também procura possibilitar aos estudantes um novo olhar sobre água e a formação de consciências críticas e atitudes transformadoras que possam contribuir na sociedade com o desenvolvimento sustentável. Ela dá sustentação ao fomento de uma concepção de Educação Ambiental emancipatória que busca refletir as formas de interação entre sociedade e ambiente. Trata a questão da água de modo a observar sua essencialidade para a vida e em todos os setores da vida em sociedade; ou seja, sua essencialidade para além de questões óbvias e, sendo assim, da necessidade urgente de se preservá-la e de se criar uma cultura sustentável. Embora prevista, a aplicação e validação da cartilha não foi realizada devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, ficando, assim, como sugestão a um futuro aprofundamento deste trabalho. | - |
Descrição: dc.description | Planet Earth has been suffering intense degradation due to anthropic action. With the advent of growing industrialization, globalization, population growth and an uncontrolled and irresponsible exploitation of natural resources, in a capitalist context that seeks immediate profit without measuring consequences, the environment is under threat. In light of this scenario, discussions on ways to stop, impede, delay, recover and preserve this environment have taken shape within various sectors of society. From the Intergovernmental Conference in Tbilisi (1977), Environmental Education emerges as a viable and effective alternative in this regard. The school, in turn, becomes a relevant and privileged space in the conduct of this teaching modality. In this dissertation, we aim to contribute to the development of an Environmental Education focused on the water issue, through a qualitative approach of an exploratory-descriptive and also propositional nature. In view of the Brazilian educational reality, which does not contemplate a broad and deep discussion/reflection on environmental problems, and the lack of specific didactic resources on Environmental Education and, more specifically, on the theme of water, we searched through the construction of the resource in the booklet educational provide subsidies to promote an interdisciplinary study on this theme to students in the final years of elementary school. The booklet developed in this work is structured into 4 thematic groups that are subdivided into 23 topics/themes according to the specificities presented by water. And, seeking greater enrichment for the teaching material, the booklet is aligned with the BNCC and dialogues with their skills and abilities in all subjects and years of schooling provided for in the final years of elementary school. The approach of the booklet aims at the theoretical foundation of the student on the subject, eliminating misconceptions and crystallized by common sense, but not only that. Through a light and playful language, in its 52 pages, it covers scientific knowledge, graphics, infographics, images, music, written activities, research and reflection, proposals for dialogue, legal texts, art and culture. The booklet also seeks to enable students to take a new look at water and the formation of critical awareness and transformative attitudes that can contribute to sustainable development in society. It supports the promotion of an emancipatory Environmental Education concept that seeks to reflect the forms of interaction between man and the environment. It deals with the issue of water in order to observe its essentiality for life and in all sectors of life in society, that is, its essentiality beyond obvious issues and, therefore, the urgent need to preserve it and create a sustainable culture. Although foreseen, the application and validation of the booklet was not carried out due to the restrictions imposed by the Covid-19 pandemic, thus remaining as a suggestion for a future deepening of this work. | - |
Descrição: dc.description | 215 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartilha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos hídricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hornbook | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Water resources | - |
Título: dc.title | A Educação Ambiental e a essencialidade da água: uma proposta interdisciplinar de atividade com cartilha educativa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: