Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlves, Andrea Aparecida Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorSilva, Aparecida de Fátima Andrade da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0599081622906153-
Autor(es): dc.contributorMartins, Renata Luz-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5147277540951306-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8201356523818053-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0059570879207078-
Autor(es): dc.creatorCosta, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26457-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762309-
Descrição: dc.descriptionA química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares-
Descrição: dc.descriptionChemistry, even today, is denoted by students as a difficult, complex discipline and its understanding with reality. One of the ways to achieve learning that makes sense for the student is to bring science to their world, to their classroom, making them understand the phenomena around them. This work is based on the theories of Lev Semionovitch Vygotsky and on the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco, bringing as a proposal a didactic sequence in organic chemistry using the main drugs most consumed in homes, focusing on the dangers of self-medication, a phenomenon much discussed in the medical-pharmaceutical culture and especially worrying, as it is a common practice by the population. This proposal was not applied due to the coronavirus pandemic and for the author's personal reasons, reasons that in a collegiate meeting it was authorized that the product was not required to be applied. The sequence aims to approach the content of Organic Functions in an interesting way, emphasizing drugs and self-medication. The sequence of classes suggested in the methodology is highlighted in this document, and in each subsection it will be discussed and reflected how each stage could be worked, expectations and perspectives and how literature articles address similar contents and proposals-
Descrição: dc.description113 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFármacos-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica orgânica-
Palavras-chave: dc.subjectVygotsky-
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicos-
Palavras-chave: dc.subjectAutomedicação-
Palavras-chave: dc.subjectQuímica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectDrugs-
Palavras-chave: dc.subjectOrganic chemistry-
Palavras-chave: dc.subjectThree pedagogical moments-
Palavras-chave: dc.subjectSelf- medication-
Título: dc.titleProposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.