Proposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDias, Beatriz Fernandes-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5484306318854216-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Thalita Gomes do-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0707938810867611-
Autor(es): dc.contributorSilva, Liliane Faria da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9071782541107295-
Autor(es): dc.contributorHipólito, Rodrigo Leite-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1634663063107444-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5842745491146624-
Autor(es): dc.creatorRamos, Gabriella Filippini Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-27-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25872-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762279-
Descrição: dc.descriptionIntrodução: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta educacional que auxilie no desenvolvimento do raciocínio clínico e aumento da autoconfiança de estudantes de enfermagem frente ao cuidado na Insuficiência Cardíaca. Metodologia: pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica realizada em quatro etapas: (1) se lecionado textos acadêmicos para leitura complementar na Biblioteca Virtual em Saúde, nas seguintes bases de dados: Base de Dados de Enfermagem, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online com os seguintes descritores de busca: “insuficiência cardíaca" e "cuidados de enfermagem" utilizados de forma conjunta com o operador booleano AND; (2) construído aula expositiva sobre insuficiência cardíaca; (3) desenvolvido protótipo de aplicativo web de simulação virtual que auxilia o desenvolvimento do raciocínio clínico e autoconfiança na enfermagem; (4) se lecionado a Escala de Satisfação dos Estudantes e Autoconfiança com a Aprendizagem como instrumento de avaliação de autoconfiança. Resultados e Discussão: A proposta em tela foi construída como mencionada acima. O raciocínio clínico refere-se aos processos de pensamentos pelos quais se obtém e interpreta as informações, culminando com a tomada de decisão clínica, diagnostica ou terapêutica, sendo que há estratégias de ensino que melhor contribuem para o seu desenvolvimento, como a simulação clínica. Entende-se que a simulação potencializa o processo de ensino-aprendizagem, complementando-o juntamente com o conhecimento teórico, para tanto, através da proposta educacional desenvolvida, buscou-se aplicar um modelo de ensino construtivista e motivador, estimulando o pensamento crítico reflexivo. Conclusão: A construção da proposta pedagógica juntamente com o aplicativo de simulação virtual que faz parte da mesma permitiu refletir acerca da necessidade de desenvolvimento de raciocínio clínico, proporcionando uma tomada de decisão assertiva com assistência de enfermagem precisa e baseada na implementação do processo de enfermagem. Ressalta-se que a simulação virtual é uma metodologia ativa passível de integrar o processo de ensino de maneira complementar a outras estratégias, desde que a proposta seja centrada no aluno e estimule a reflexão. A proposta educacional planejada permite a promoção de um processo de ensino-aprendizagem eficaz, que auxilia no desenvolvimento de raciocínio clínico e habilidades para avaliação e cuidado ao paciente com IC descompensada.-
Descrição: dc.descriptionIntroduction: This is a research with the general objective of developing an educational proposal that aids in the development of clinical reasoning and increases the self-confidence of nursing students regarding care in Heart Failure. Methodology: applied methodological research of technological production carried out in four stages: (1) selected academic texts for further reading in the Virtual Health Library, in the following databases: Nursing Database Latin American and Caribbean Literature on Health Sciences and Medical Literature Analysis and Retrieval System Online with the following search descriptors: "heart failure" and "nursing care" used in conjunction with the Boolean operator AND; (2) constructed lecture class on heart failure; (3) developed prototype virtual simulation web application that aids the development of clinical reasoning and self-confidence in nursing; (4) selected the Student Satisfaction and Self-Confidence with Learning Scale as a self-confidence assessment tool. Results and Discussion: The proposal at hand was constructed as mentioned above. Clinical reasoning refers to the thought processes by which information is obtained and interpreted, culminating in clinical, diagnostic or therapeutic decision making, and there are teaching strategies that best contribute to its development, such as clinical simulation. It is understood that simulation enhances the teaching-learning process, complementing it along with the theoretical knowledge. Therefore, through the educational proposal developed, we sought to apply a constructivist and motivational teaching model, stimulating critical-reflective thinking. Conclusion: The construction of the pedagogical proposal together with the virtual simulation application that is part of it allowed us to reflect on the need to develop clinical reasoning, providing assertive decision making with accurate nursing care based on the implementation of the nursing process. It is noteworthy that virtual simulation is an active methodology that can integrate the teaching process in a complementary way to other strategies, as long as the proposal is student-centered and stimulates reflection. The planned educational proposal allows the promotion of an effective teaching-learning process, which assists in the development of clinical reasoning and skills for assessment and care of patients with decompensated HF.-
Descrição: dc.description54 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão clínica-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia em saúde-
Palavras-chave: dc.subjectSimulação por computador-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia biomédica-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio clínico-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectInsuficiência cardíaca-
Palavras-chave: dc.subjectCuidados de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectClinical decision making-
Palavras-chave: dc.subjectNursing education-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology in healthcare-
Palavras-chave: dc.subjectComputer simulation-
Título: dc.titleProposta educacional utilizando simulação virtual para desenvolvimento do raciocínio clínico frente aos cuidados de enfermagem na insuficiência cardíaca-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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