Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, José Eduardo Manhães da | - |
Autor(es): dc.contributor | Tostes, Felipe Santos | - |
Autor(es): dc.contributor | Arêdes, Alan Figueiredo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Breno Augusto da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | PEREIRA, GUILHERME RIBEIRO GONÇALVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:02:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:02:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762257 | - |
Descrição: dc.description | Com o evento da pandemia da Covid-19, o mundo praticamente parou devido a esse grave vírus que teve início na China e logo se alastrou para todo o mundo fazendo milhares de vítimas fatais. A pandemia também deixou as estruturas econômicas mundiais desarticuladas, entre os efeitos colaterais percebeu-se à ocorrência da inflação de preços, um fenômeno que faz o poder de compra dos indivíduos reduza. O debate sobre a inflação já foi motivo de estudo por diversas escolas do pensamento econômico entre elas a escola Austríaca que vê a inflação como um sintoma que é causado exclusivamente pelo aumento da base monetária, seja através do governo ou pelo aumento do crédito indiscriminado por parte das instituições bancárias. A hipótese inicial foi de que o aumento da base monetária exclusivamente causou a inflação no período de pandemia. A escola Austríaca tem como alicerce de suas teorias a praxeologia, que é fundamentada por três pilares básicos: ação humana, tempo e conhecimento. Como a economia nada mais é do que o resultado de ações humanas através do processo de produção, empreendedorismo, distribuição, divisão do trabalho, etc., a cataláxia tornou-se campo de estudo da escola Austríaca. Com base no referencial teórico, apresentado no corpo do trabalho, buscamos demonstrar os postulados austríacos que podem explicar a inflação de preços que vivemos na pandemia, passando os fundamentos básicos da escola Austríaca que dão a sustentação da teoria, explicando a trindade básica até o campo da cataláxia onde encontraremos toda a argumentação Austríaca sobre a inflação de preços. Logo em seguida o trabalho faz uma explanação do que foi a pandemia, seus efeitos na economia brasileira e as respostas econômicas adotas pelo governo para conter a crise. Por fim o trabalho se propôs a analisar dados macroeconômicos que demonstram a razoabilidade ou não da teoria Austríaca em explicar a inflação de preços. No final do trabalho chega-se à conclusão que o aumento da base monetária influenciou a inflação de preços, mas não foi fator único exclusivo para que o fenômeno ocorresse. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Austríaca | - |
Palavras-chave: dc.subject | inflação | - |
Palavras-chave: dc.subject | ciclos econômicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | política monetária | - |
Título: dc.title | UMA ANÁLISE ECONÔMICA SOBRE A INFLAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DA PANDEMIA SOB A PERSPECTIVA DA ESCOLA AUSTRÍACA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: