UMA ANÁLISE ECONÔMICA SOBRE A INFLAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DA PANDEMIA SOB A PERSPECTIVA DA ESCOLA AUSTRÍACA

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Autor(es): dc.contributorSilva, José Eduardo Manhães da-
Autor(es): dc.contributorTostes, Felipe Santos-
Autor(es): dc.contributorArêdes, Alan Figueiredo de-
Autor(es): dc.contributorSilva, Breno Augusto da Silva-
Autor(es): dc.creatorPEREIRA, GUILHERME RIBEIRO GONÇALVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30019-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762257-
Descrição: dc.descriptionCom o evento da pandemia da Covid-19, o mundo praticamente parou devido a esse grave vírus que teve início na China e logo se alastrou para todo o mundo fazendo milhares de vítimas fatais. A pandemia também deixou as estruturas econômicas mundiais desarticuladas, entre os efeitos colaterais percebeu-se à ocorrência da inflação de preços, um fenômeno que faz o poder de compra dos indivíduos reduza. O debate sobre a inflação já foi motivo de estudo por diversas escolas do pensamento econômico entre elas a escola Austríaca que vê a inflação como um sintoma que é causado exclusivamente pelo aumento da base monetária, seja através do governo ou pelo aumento do crédito indiscriminado por parte das instituições bancárias. A hipótese inicial foi de que o aumento da base monetária exclusivamente causou a inflação no período de pandemia. A escola Austríaca tem como alicerce de suas teorias a praxeologia, que é fundamentada por três pilares básicos: ação humana, tempo e conhecimento. Como a economia nada mais é do que o resultado de ações humanas através do processo de produção, empreendedorismo, distribuição, divisão do trabalho, etc., a cataláxia tornou-se campo de estudo da escola Austríaca. Com base no referencial teórico, apresentado no corpo do trabalho, buscamos demonstrar os postulados austríacos que podem explicar a inflação de preços que vivemos na pandemia, passando os fundamentos básicos da escola Austríaca que dão a sustentação da teoria, explicando a trindade básica até o campo da cataláxia onde encontraremos toda a argumentação Austríaca sobre a inflação de preços. Logo em seguida o trabalho faz uma explanação do que foi a pandemia, seus efeitos na economia brasileira e as respostas econômicas adotas pelo governo para conter a crise. Por fim o trabalho se propôs a analisar dados macroeconômicos que demonstram a razoabilidade ou não da teoria Austríaca em explicar a inflação de preços. No final do trabalho chega-se à conclusão que o aumento da base monetária influenciou a inflação de preços, mas não foi fator único exclusivo para que o fenômeno ocorresse.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEscola Austríaca-
Palavras-chave: dc.subjectinflação-
Palavras-chave: dc.subjectciclos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectpolítica monetária-
Título: dc.titleUMA ANÁLISE ECONÔMICA SOBRE A INFLAÇÃO NO BRASIL NO PERÍODO DA PANDEMIA SOB A PERSPECTIVA DA ESCOLA AUSTRÍACA-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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