Estruturação do problema de avaliação do sucesso de um megaevento musical com o Value-Focused Thinking (VFT): um estudo de caso sobre o Rock in Rio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.contributorHecksher, Suzana Dantas-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Fernando Oliveira de-
Autor(es): dc.creatorMuniz, Danilo Nunes de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26026-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762254-
Descrição: dc.descriptionO segmento de eventos no Brasil vem crescendo a cada ano tornando-se cada vez mais significativo para o mercado do turismo. Dentro deste cenário, o Brasil é responsável por sediar renomados megaeventos que geram desenvolvimento econômico, sendo um importante mecanismo para atrair a atenção de espectadores locais e turistas. Com tantas variáveis envolvidas e com o desafio adicional da retomada do setor de eventos após um longo período parado, não é nada fácil avaliar o sucesso ou não de um megaevento. Isso porque, com dezenas de stakeholders envolvidos, cada um com sua própria perspectiva relacionada ao sucesso do evento, faz com que este se caracterize como um problema complexo. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo estruturar o problema de avaliação do sucesso de um megaevento musical. Tendo como objeto de estudo o caso do Rock in Rio, utilizou-se como metodologia o Value-Focused Thinking (VFT), um método de estruturação de problemas (MEP). Como resultado, elaborou-se uma rede de objetivos que possibilitou a identificação dos valores dos diferentes stakeholders envolvidos sobre essa problemática e a elaboração de um processo para a construção de indicadores que mensurem o alcance dos objetivos encontrados.-
Descrição: dc.descriptionThe events segment in Brazil has been growing every year, becoming increasingly significant for the tourism market. Within this scenario, Brazil is responsible for hosting renowned mega-events that generate economic development, being an important mechanism to attract the attention of local spectators and tourists. With so many variables involved and with the additional challenge of resuming the events sector after a long period inactive, it is not easy to evaluate the success of a mega-event. This is because, with dozens of stakeholders involved, each one with their own perspective related to the success of the event, it is characterized as a wicked problem. The present work aimed to structure the problem of evaluating the success of a music mega-event. With Rock in Rio as the object of the case study, Value- Focused Thinking (VFT) was used as a methodology, a problem structuring method (PSM). As a result, a network of objectives was elaborated that made it possible to identify the values of the different stakeholders involved in this problem and the elaboration of a process for the construction of indicators that measure the achievement of the objectives found.-
Descrição: dc.description69 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de Estruturação de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectMegaeventos Musicais-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa Operacional Soft-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa operacional (Engenharia)-
Palavras-chave: dc.subjectEntretenimento-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de estudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectProblem Structuring Methods-
Palavras-chave: dc.subjectValue-Focused Thinking-
Palavras-chave: dc.subjectMusic Mega- Events-
Palavras-chave: dc.subjectIndicators-
Palavras-chave: dc.subjectSoft Operational Research-
Título: dc.titleEstruturação do problema de avaliação do sucesso de um megaevento musical com o Value-Focused Thinking (VFT): um estudo de caso sobre o Rock in Rio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.