O rugby na região do grande Rio e suas relações com a educação física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFoganholi, Cláudia-
Autor(es): dc.contributorAboud, Sérgio Ricardo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Eliane Glória Reis da-
Autor(es): dc.creatorToledo, Bruno Mira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9966-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762242-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo identificar, por intermédio da opinião dos participantes de projetos sociais em comunidades dos municípios do Rio de Janeiro, São Gonçalo e Niterói, como a prática do rugby se constitui em suas vidas. Trata-se de pesquisa qualitativa com inspiração fenomenológica, tendo como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os resultados obtidos geraram quatro categorias de análise: masculinidade agressiva, generificação do esporte, rugby na escola e inclusão social, nos dando indícios de como se dá essa prática. Discutindo com a literatura acadêmica as questões de inclusão e tensões sociais, tais como gênero, étnico-raciais e empoderamento, foi possível identificar que o ambiente social, educativo e afetivo proporcionado pelos projetos, aliado ao efeito catártico da prática esportiva, faz com que hajam resultados positivos nessas relações sociais, tanto no sentido comunitário, quanto individual-
Descrição: dc.descriptionThe present study aimed to identify, through the opinion of the participants of social projects in communities of the municipalities of Rio de Janeiro, São Gonçalo and Niterói, how the practice of Rugby is constituted in their lives. It is a qualitative research with phenomenological inspiration, having as instrument of data collection a semi-structured interview. The results obtained generated four categories of analysis: Aggressive Masculinity, Sport Generification, Rugby at School and Social Inclusion, giving us indications of how this practice occurs. Discussing with the academic literature issues of inclusion and social tensions, such as gender, ethnic-racial, and empowerment, it was possible to identify that the social, educational and affective environment provided by the projects, allied with the cathartic effect of sports practice, produce positive results in these social relations, both in the community and in the individual sense.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectRugby-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectGênero-
Palavras-chave: dc.subjectEsporte-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidade-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectRugby-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial inclusion-
Palavras-chave: dc.subjectGender-
Título: dc.titleO rugby na região do grande Rio e suas relações com a educação física-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.