Transformações urbanas geradas pelo metrô: avaliação de possíveis impactos em diferentes fases de ocupação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRezende, Vera F.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2310097484365082-
Autor(es): dc.contributorSilva, Fernanda Furtado de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5841798653790891 Endereço-
Autor(es): dc.contributorBahia, Sergio Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3297228630626048-
Autor(es): dc.contributorFagerlande, Sérgio Moraes Rego-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4302311125748757-
Autor(es): dc.contributorEsteves, Ricardo-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6729107311417999-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2445634776938316-
Autor(es): dc.creatorCosta, Sonia Schlegel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762241-
Descrição: dc.descriptionA tese “TRANSFORMAÇÕES URBANAS GERADAS PELO METRÔ: AVALIAÇÃO DE POSSÍVEIS IMPACTOS EM DIFERENTES FASES DE OCUPAÇÃO” tem como tema de pesquisa a implementação da nova Linha 4 do Metrô, feita na cidade do Rio de Janeiro, e das transformações urbanas geradas, pesquisadas desde um ponto de vista qualitativo. A crise na mobilidade urbana da cidade do Rio de Janeiro foi deflagrada e anunciada para o Mundo em 2014, quando o Brasil se preparava para sediar a Copa do Mundo, e a Cidade do Rio de Janeiro se planejava para receber os Jogos Olímpicos de 2016. Uma reestruturação da infraestrutura urbana de transportes era necessária e a implantação da Linha 4 do Metrô fez parte disso, conectando a Barra da Tijuca (que receberia linhas de BRT) a Ipanema (na estação General Osório, até onde já tinha sido construído o Metrô Linha 1). O conceito de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável (DOTS) foi a base das mudanças propostas para a cidade do Rio de Janeiro, pois defendia o planejamento integrado do transporte, uso e ocupação do solo urbano, promovendo o desenvolvimento próximo às estações e eixos de transporte. A tese baseia-se na conceituação da morfologia urbana, sustentabilidade urbana, mobilidade urbana, cidade compacta e transformações urbanas, já que estes conceitos se entrelaçam no conceito de DOTS. Para amparar a pesquisa historicamente, foi necessário elaborar um levantamento da evolução e da mobilidade urbana desses bairros, que como um histórico do planejamento e execução da obra do Metrô. A finalidade da pesquisa foi observar o entorno de três estações de Metrô, uma estação da primeira fase de construção da Linha 1 (Botafogo) e duas estações da fase mais recente, Linha 4 (estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema e estação Antero de Quental, no Leblon), com o objetivo de acompanhar transformações morfológicas do entorno urbano. A pesquisa morfológica abrangeu o recorte temporal de 2000 ao início de 2018, observando as transformações levadas a cabo nos bairros de Botafogo, Ipanema e Leblon, pertencentes à zona sul carioca. Os resultados da pesquisa levam a crer que as transformações urbanas (mesmo no bairro de Botafogo, que foi concluído em fase anterior) ainda estão em curso. Os terrenos do entorno da estação de Metrô de Botafogo ficaram por muitos anos estagnados como vazios urbanos (eram utilizados como oficinas e estacionamentos). No caso dos bairros de Ipanema e Leblon, apesar de serem bairros já consolidados, os volumes edificados nos entornos das estações do Metrô ainda permitem uma segunda etapa de verticalização, sendo possível obter maior densidade edificada. Por se tratarem de bairros elitizados, com altos valores de solo urbano e de metro quadrado edificado, torna-se possível prever que as transformações urbanas nos bairros de Ipanema e Leblon aconteçam de forma mais rápida do que aconteceram no bairro de Botafogo.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.-
Descrição: dc.descriptionThe thesis "URBAN TRANSFORMATIONS GENERATED BY THE SUBWAY: EVALUATION OF POSSIBLE IMPACTS IN DIFFERENT OCCUPATION PHASES" has as its research theme the implementation of the new Line 4 of the Metro, made in the city of Rio de Janeiro, and the urban transformations generated, surveyed since a qualitative point of view. The crisis in urban mobility in the city of Rio de Janeiro was triggered and announced to the World in 2014, when Brazil was preparing to host the World Cup, and Rio de Janeiro City was planned to host the 2016 Olympic Games. A restructuring of the urban transport infrastructure was necessary, and the implementation of Line 4 of the Subway was part of this, connecting Barra da Tijuca (which would receive BRT lines) to Ipanema (at General Osorio station, to where the Subway Line 1 had already been built). The concept of Sustainable Transit Oriented Development (TODS) was the basis of the proposed changes for the city of Rio de Janeiro, as it advocated the integrated planning of transportation, use and occupation of urban land, promoting development near the stations and transportation axes. The thesis is based on the conceptualization of urban morphology, urban sustainability, urban mobility, compact city and urban transformations, since these concepts are intertwined in the concept of TODS. To support the research historically, it was necessary to elaborate a survey of the evolution and the urban mobility of these neighbourhoods, as well as a history of the planning and execution of the work of the Subway. The purpose of the research was to observe the surroundings of three Subway stations, a station of the first phase of construction of Line 1 (Botafogo) and two stations of the most recent phase, Line 4 (Nossa Senhora da Paz station, in Ipanema and Antero de Quental station, in Leblon), with the aim of accompanying morphological transformations of the urban environment. The morphological research covered the time cut from 2000 to early 2018, observing the transformations carried out in the districts of Botafogo, Ipanema and Leblon, which belong to the southern region of Rio de Janeiro. The results of the research suggest that the urban transformations (even in the Botafogo neighbourhood, which was completed in the previous phase) are still underway. The plots around the Botafogo subway station remained stagnant for many years as urban voids (used as workshops and parking lots). In the case of Ipanema and Leblon neighbourhoods, although they are already consolidated, the volumes built in the subway station environments still allow a second stage of verticalization, being possible to obtain a greater built density. Because they are elitist neighbourhoods with high urban land values and built square meters, it is possible to predict that urban transformations in Ipanema and Leblon happen more quickly than they did in Botafogo-
Descrição: dc.description430 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTransformações urbanas-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento orientado ao transporte sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectMobilidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectImplantação do metrô-
Palavras-chave: dc.subjectDensidade urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte coletivo-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectUrban transformation-
Palavras-chave: dc.subjectSustainable transit-oriented development-
Palavras-chave: dc.subjectUrban mobility-
Palavras-chave: dc.subjectUrban density-
Palavras-chave: dc.subjectSubway implementation-
Título: dc.titleTransformações urbanas geradas pelo metrô: avaliação de possíveis impactos em diferentes fases de ocupação-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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