Os jovens e as perspectivas educativas no Brasil: retratos do desamparo e do desalento em um pré-vestibular comunitário

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Luciana Gageiro-
Autor(es): dc.contributorVargas, Hustana-
Autor(es): dc.contributorPimentel, Perla Klautau de Araujo-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Maria Manuela Dias Ramos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-09-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/30459-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762229-
Descrição: dc.descriptionAinda que no Brasil as últimas décadas tenham sido marcadas pela expansão das políticas públicas de acesso e permanência às universidades, o ensino médio, por sua vez, é palco de grande disputa política traduzida pela Reforma do Ensino Médio. Paralelamente, em âmbito global, observa-se na contemporaneidade o crescimento de uma narrativa falaciosa que atribui ao empenho de cada sujeito o seu sucesso ou o seu fracasso, o que acaba por incidir fortemente na trajetória escolar dos jovens, sobretudo no que diz respeito à passagem da escola para a universidade. Provocado pelo cenário exposto, este trabalho tem como objetivo buscar compreender como os jovens brasileiros oriundos de escola pública vivenciam o momento entre a conclusão da educação básica e a realização da prova do ENEM, exame esse que possibilita o ingresso no ensino superior. Para uma melhor compreensão sobre o tema, a pesquisa contou com uma atividade de campo realizada em um cursinho pré-vestibular comunitário da cidade do Rio de Janeiro, na qual foi ofertado um espaço de escuta analítica aos alunos regularmente matriculados. Visando se opor à excessiva individualização da atualidade, a pesquisa-intervenção, realizada através do dispositivo das “Rodas de Conversa”, intencionou promover um local de escuta e troca de experiências em que os adolescentes pudessem se conhecer e se reconhecer nos discursos uns dos outros. Vale mencionar que para a teoria psicanalítica, a adolescência se refere a um processo de transição extremamente relevante, pois é o adolescer que instaura a inscrição do sujeito na sociedade com o apoio nas referências simbólicas da cultura e nas relações com os seus pares, o que é bastante propiciado pela experiência escolar. No decorrer dos encontros, notou-se que através do compartilhamento de suas angústias, anseios e desejos, o trabalho grupal possibilitou o fortalecimento do vínculo entre eles e a possibilidade de mapeamento da singularidade da condição adolescente no contexto atual de grandes entraves à vida universitária.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionAlthough in Brazil the last decades have been characterized by the expansion of public policies for access and permanence in universities, secondary education has been the arena of a large political dispute translated in the Secondary Education Reform (Reforma do Ensino Médio). Concurrently to this, there is, in contemporary times, the spread of a fallacious narrative that attributes each person's success or failure to their own commitment, which strongly influences young people's school life, particularly with regard to transitioning from school to university. Instigated by such context, this work aims to understand how young brazilians from public schools experience the moment between completing basic education and taking the ENEM test, which allows them to enter higher education. To better understand the subject, this research carried out field activity in a communitary pre-university course in the city of Rio de Janeiro. A space for analytical listening was offered there to regularly enrolled students. Aiming to oppose today's excessive individualization, the intervention-research was carried out through “Rodas de Conversa” that intended to promote a place for listening and exchanging experiences, in which adolescents could get to know each other and recognize themselves in each other's speeches. It is worth mentioning that in psychoanalytic theory, adolescence refers to an extremely relevant transition process, as it is adolescence that establishes one's inscription in society supported by symbolic references of culture and relationships with peers, which is considerably fostered in school experience. During the meetings, it was noted that through sharing their anguish, anxieties and desires, the workgroup was able to strengthen bonds and enable mapping the uniqueness of adolescence in the current context of major obstacles towards university life.-
Descrição: dc.description111 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectGrupo-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa-intervenção-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência-
Palavras-chave: dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectENEM-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescence-
Palavras-chave: dc.subjectPsychoanalysis-
Palavras-chave: dc.subjectGroup-
Palavras-chave: dc.subjectIntervention-research-
Título: dc.titleOs jovens e as perspectivas educativas no Brasil: retratos do desamparo e do desalento em um pré-vestibular comunitário-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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