Imaginários sociodiscursivos na temática feminina da obra de Chico Buarque

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Patricia Ferreira Neves-
Autor(es): dc.contributorOrlando, Simone Mattos Guimarães-
Autor(es): dc.contributorMonnerat, Rosane Santos Mauro-
Autor(es): dc.contributorLeite, Luciana Paiva de Vilhena-
Autor(es): dc.contributorFeres, Beatriz dos Santos-
Autor(es): dc.creatorMota, Graziela Borguignon-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:02:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:02:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2017-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762216-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho pretende flagrar, com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística do Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau, diferentes imaginários sociodiscursivos delineados em seis letras de canção produzidas por Chico Buarque de Hollanda entre as décadas de 1960 e 1970. Nesta pesquisa, o corpus foi selecionado tendo-se como foco canções cujos títulos são nomes de mulher. Acreditamos que nas seis canções buarqueanas examinadas – circunscritas à temática do feminino – estão timbradas estratégias e manobras linguísticas que apontam para um discurso mais amplo de luta contra a censura no período de 60 a 70. Por isso, propomos, nesta pesquisa, refletir sobre as canções de Chico Buarque, em dimensão micro e macroestrutural, com o objetivo de descortinar os imaginários sociodiscursivos projetados a partir de imagens do feminino em direção a imagens da nação brasileira. Nesta investigação, o corpus foi submetido a uma radiografia metodológica em que foram considerados os aspectos contextuais e formais das canções, o processo de discursivização da língua, e a forma de organizar a encenação narrativa-
Descrição: dc.descriptionThis paper aims to catch, based on the assumptions of Semiolinguistics Discourse Theory developed by Patrick Charaudeau, different social-discursive imaginary in six song lyrics produced by Chico Buarque between the 1960s and 1970s. In this research, the corpus was selected with focus themselves as songs whose titles are women's names. We believe that in the six examined buarqueanas songs - circumscribed to the feminine theme - are stamped strategies and linguistic maneuvers that link to a broader discourse of struggle against censorship in the period from 60s to 70s. Therefore, we propose in this research reflect on the songs by Chico Buarque, in micro and macro-structural dimension, in order to uncover the social-discursive imaginary designed from female images toward images of the Brazilian nation. In this investigation, what was considered in the corpus was the songs contextual and formal aspects, the language discursivization process, and the narrative scenario organization-
Descrição: dc.description133 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCanções buarqueanas-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguística-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectImaginários sociodiscursivos-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectBuarque, Chico, 1944--
Palavras-chave: dc.subjectBuarqueanas songs-
Palavras-chave: dc.subjectNarrative-
Palavras-chave: dc.subjectSocial-discursive imaginary-
Palavras-chave: dc.subjectSemiolinguistics-
Título: dc.titleImaginários sociodiscursivos na temática feminina da obra de Chico Buarque-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.