Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paiva, Fernando de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Daniel Dias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762194 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo relatar a trajetória de construção da identidade docente de um aluno-professor do interior norte-noroeste fluminense por meio de um relato autobiográfico. As experiências compartilhadas desde a infância, da escola básica até a universidade, descrevem a trajetória de uma formação docente trilhada e construída em diferentes lugares físicos e sociais, como condição sine qua non para o aperfeiçoamento da docência em dois lugares: 1) no curso de formação de professores no Ensino Médio na modalidade Normal - etapa inicial dessa formação; e 2) no curso de Pedagogia. O relato proporciona conhecer e compreender as inúmeras transformações sociais vividas pelo autor, por meio de suas experiências, como elementos de construção identitária da profissão docente, tendo o curso Normal em nível médio como lugar preponderante neste processo. Chama especial atenção para a necessidade de reflexão sobre a importância de uma formação teórica consistente, em vista da complexidade do trabalho docente, destacando também a relevância do aparato cultural como elemento de transversalidade a estar presente na estrutura desta formação. Salienta, como de suma importância, os elementos de afetividade, proatividade, responsabilidade, persistência e coletividade, que devem ser amplamente valorizados no processo de construção identitária de um professor, compartilhados principalmente em tempos de pandemia da COVID-19, que impõem isolamento social em lugares físicos, mas não o distanciamento de relações entre os sujeitos nos lugares sociais onde a formação docente acontece | - |
Descrição: dc.description | The present work aims to report the trajectory of a teacher identity construction by an education student from the north-northwestern region of Rio de Janeiro State, by using an autobiographical report on his training trajectory. The experiences shared since childhood, from primary school to the university, describes the trajectory of a well-educated teacher trainee as built-in different both physical and social places, as a sine-qua-non condition for the improvement of teaching in two places: i) in the teacher training course in High School in the Normal modality - initial stage of this formation; and ii) in the undergraduate course of Pedagogy. The report provides knowledge and understanding of the countless transformations and social experiences lived by the author, through his experiences, as elements of identity construction of the teaching profession, with the Normal course of High School level as a preponderant place in this process. Also draws special attention to the need for reflection on the importance of consistent theoretical training, due the complexity of the teaching work, also highlighting the relevance of the cultural apparatus as an element of transversality to be present in the structure of this training. This work also seeks to highlight the elements of affection, proactivity, responsibility, persistence, and collectivity, which should be widely valued in the teacher identity construction process, shared mainly in times of COVID-19 pandemic, which imposed social isolation in physical places, but not the distancing of relationships between subjects in social places where teaching happens | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interior norte-noroeste fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso normal em nível médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curso de pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Northwest region of Rio de Janeiro state | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autobiography | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching course at high school level | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy undergraduate course | - |
Título: dc.title | Do curso de formação de professores em nível médio na modalidade normal ao curso de pedagogia: relato das memórias de construção de uma identidade docente no interior fluminense | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: