Sustentabilidade subjetiva: em busca de conexões da vida

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPérez, Beatriz Corsino-
Autor(es): dc.contributorPérez, Beatriz Corsino-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Crisóstomo Lima do-
Autor(es): dc.creatorFreitas, Ronald Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14532-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762190-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho analisa a estrutura escolar vigente e a ameaça que esta apresenta a uma educação que se faça integral e natural, uma educação holística a partir do olhar da Psicologia. A análise realizada se dá através de um diálogo entre a prática psicológica no contexto escolar com a abordagem Ecopsicológica, as quais juntas, oferecem elementos para uma leitura teórica que permite trazer à luz da consciência a relação entre educação e natureza desqualificada pelo contemporâneo. A leitura deste trabalho é estimulada de forma radical pela Ecopsicologia que desafia o viés antropocêntrico reforçado pelo contemporâneo ao propor a existência de uma relação indissociável entre ser humano e natureza. Essa proposição é desenvolvida neste trabalho a partir da expressão de um saber transdisciplinar formado entre a linha ecopsicológica e escolar que permite desafiar a estrutura da escola no contemporâneo ao propor linhas de fuga para uma educação mais libertadora, natural. A estrutura escolar vivenciada no contemporâneo foi construída historicamente através de crenças equivocadas e moralistas que não podem ser comprovadas a luz de um saber ecológico, resultando em uma escola que fabrica subjetividades alienadas aos perigos que a quebra do vínculo natural traz como consequência. A escola no contemporâneo fabrica subjetividades ecocidas e a cura para este comportamento insustentável se dá através de uma nova escola, que atue desde a infância como espaço criativo e de responsabilidade social através da garantia ao brincar e ao natural. Este trabalho se deu no contexto escolar, através de um olhar integrador vindo da Psicologia, por acreditar que a escola pode atuar como uma importante força contra a crise de insustentabilidade subjetiva vivida no contemporâneo. Conclui que desafiar estes comportamentos insustentáveis na escala micro da escola, torna possível elevar o debate sobre sustentabilidade subjetiva a escalas macros, me fazendo acreditar que linhas de fugas são possíveis e devem ser vivenciadas do micro ao macro-
Descrição: dc.descriptionThis work analyzes the current school structure and the threat that it represents to an education that becomes integral and natural, an holistic education from the look of Psychology. The analysis is carried out through a dialogue between the psychological practice in the school context and the Ecopsychological approach which together offer elements for a theoretical reading that allows to bring to the conscience itself, the relation between education and nature disqualified by the contemporary. The reading of this work is radically stimulated by the Ecopsychology that challenges the anthropocentric bias reinforced by the contemporary when proposing the existence of an inseparable relation between human being and nature. This proposition is developed from the expression of a transdisciplinary knowledge formed between the ecopsychological and scholar line that allows to question the structure of the contemporary school when proposing lines of escape for a more liberating and natural education. The school structure experienced at the present time was historically built through misguided and moralistic beliefs that can not be proven by an ecological knowledge, resulting in a school that manufactures alienated subjectivities to the dangers that the break of the natural bond brings as a consequence. The school of the contemporary produces ecosuicidal subjectivities and the cure for this unsustainable behavior is through a new school that acts from childhood, as a creative space of social responsibility, through the guarantee of playing and of natural living. This work has taken place at school environment through an integrative perspective coming from psychology, for believing that the school can act as an important force against the crisis of subjective unsustainability experienced in the present. To summarize, challenging these unsustainable behaviors on the micro scale of the school makes it possible to raise the debate about subjective sustainability to macro scales, making me believe that escape lines are possible and should be experienced from micro to macro-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEcopsicologia-
Palavras-chave: dc.subjectContemporâneo-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectTransdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento sustentável-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectEcopsychology-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary-
Título: dc.titleSustentabilidade subjetiva: em busca de conexões da vida-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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