Divulgação científica, escola e redes sociais: desafios e perspectivas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.contributorSalomão, Simone Rocha-
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Escovedo-
Autor(es): dc.contributorMarinho, Elysiane-
Autor(es): dc.creatorPereira, Júlia Cristina de Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29749-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762178-
Descrição: dc.descriptionA divulgação científica se apresenta muito importante para o estreitamento da relação entre o universo científico e a sociedade. Em tempos sombrios em que o negacionismo é presente, uma boa relação com a ciência é fundamental para que haja confiança e discussão mútua sobre assuntos de interesse geral, saúde e políticas públicas. O desafio de inicia nas escolas e na capacitação profissional de professores e cientistas, onde é necessário investimento e espaço para que haja um bom trabalho de interdisciplinaridade e que a divulgação científica se torne comum no cotidiano das escolas e das pessoas. Por isso, compreender como a divulgação se dá no ambiente escolar pelas perspectivas dos professores é fundamental para a implementação de novas metodologias e estratégias para a formação dos estudantes. O uso das redes sociais vem se mostrando um grande aliado, então uma análise das postagens do Instagram do Laboratório de Bioacústica e Ecologia de Cetáceos (LBEC) possibilita uma maior percepção do público, para que a divulgação científica possa ser melhor trabalhada. Neste trabalho, foi feita uma pesquisa por meio de um questionário com professores e professoras da educação básica sobre divulgação científica. Além disso, com a análise das postagens, uma avaliação sobre quais postagens apresentam melhores performances aponta quais modelos de publicações apresentam um maior potencial para um alcance mais satisfatório.-
Descrição: dc.descriptionScientific divulgation is very important for strengthening the relationship between the scientific universe and society. In dark times when negacionism is present, a good relationship with science is essential for there to be mutual trust and discussion on matters of general interest, health and public policies. The challenge starts in schools and in the professional training of teachers and scientists, where investment and space are needed for good interdisciplinary work and for scientific divulgation to become common in the daily lives of schools and people. Therefore, understanding how the divulgation takes place in the school environment from the perspectives of teachers is fundamental for the implementation of new methodologies and strategies for the training of students. The use of social networks has proved to be a great ally, so an analysis of the Instagram posts of the Laboratory of Bioacoustics and Cetacean Ecology (LBEC) allows a greater public perception, so that scientific divulgation can be better worked. In this work, a survey was carried out through a questionnaire with teachers and teachers of basic education on scientific divulgation. In addition, with the analysis of the posts, an assessment of which posts perform the best shows which publication models have the greatest potential for a more satisfactory reach.-
Descrição: dc.description55 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectdivulgação científica; redes sociais; desafios na escola; formação docente-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação científica, Formação de professor, Rede social-
Palavras-chave: dc.subjectscientific divulgation; social networks; challenges at school; teacher training.-
Título: dc.titleDivulgação científica, escola e redes sociais: desafios e perspectivas-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.