Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Mendonça, Paulo Kanauss de | - |
Autor(es): dc.contributor | Viana, Larissa | - |
Autor(es): dc.contributor | Eyler, Flavia Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Sampaio, Mateus Bertolino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-03-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/8827 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762161 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho visa a uma nova proposta metodológica que venha a contribuir ao Ensino de História a partir dos conceitos de identidade, narrativa, obra aberta e, principalmente, imaginação histórica, seguindo o referencial de autores como Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White e R. G. Collingwood. Trata-se de uma análise sobre a utilização de histórias em quadrinhos (HQs) de super-heróis nas aulas de História, em que as tramas do Superman são contempladas como referência para a proposição de temas e diálogos a serem desenvolvidos com os alunos. A ideia é criar um meio de, a partir de um texto ficcional excepcional (os quadrinhos), se abrir um campo de possibilidades a uma experiência de aula menos circunscrita à lógica da prescrição curricular e mais atenta às sensibilidades dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem em relação àquilo que se é estudado. O público-alvo da proposta são os professores de História apaixonados por quadrinhos que gostariam de incrementar sua prática docente com o uso das referidas fontes alternativas, caracterizadas por um perfil mais lúdico e dinâmico | - |
Descrição: dc.description | The work aims at a new methodological proposal that will contribute to the Teaching of History from the concepts of identity, narrative, open work and, mainly, historical imagination, following the reference of authors like Paul Ricoeur, Ivor Goodson, Umberto Eco, Hayden White and R. G. Collingwood. This is an analysis of the use of superhero comics in History classes, in which Superman's plots are contemplated as a reference for proposing themes and dialogues to be developed with students. The idea is to create a way, from an exceptional fictional text (comics), to open a field of possibilities to a classroom experience less circumscribed to the logic of curricular prescription and more attentive to the sensibilities of those involved in the teaching- learning in relation to what is being studied. The target audience of the proposal is the History teachers who are passionate about comics and interested improving their teaching practice with the use of these alternative sources, characterized by a more playful and dynamic profile | - |
Descrição: dc.description | 102 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura visual, mídias e linguagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imaginação histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production and diffusion of historical narratives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Visual culture, medias and languages | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical imagination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of history. | - |
Título: dc.title | Das HQ's à imaginação histórica: reflexões para o ensino de história | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: