Estereótipos e resistências: docência masculina nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConceição, Joanice Santos-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Julio Cezar Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6960-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762159-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho discute uma prática pouco vista nas escolas que oferecem os anos iniciais do ensino fundamental: a docência masculina. O objetivo visa problematizar as representações de masculinidades produzidas pelos/as alunos/as e responsáveis com o intuito de verificar o lugar do homem na docência, nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. Visa ainda discutir de que maneira este corpo é visto no contexto escolar. No que tange a hipótese, esta busca saber se existe preconceito velado em relação à docência masculina. Como metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa e como técnica, fizemos uso de entrevistas semiestruturadas juntos aos/as responsáveis e grupos focais com alunos/as de três turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º ano), pertencentes aos municípios de Santo Antônio de Pádua e Miracema, ambas localizadas na região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Para construir este trabalho, buscamos inspirações nas obras de Foucault (1988), Butler (2013), Scott (1995), Louro (2013), Connell (1995), Almeida (1996, 2000) entre outros. Como resultados parciais da pesquisa, a docência aparece atrelada a uma visão estereotipada da mulher enquanto cuidadora e reprodutora. Além disso, quando outros gêneros escolhem a docência, os preconceitos velados aprecem. As conclusões parciais apontam para a necessidade de pensar a desconstrução de estereótipos encontrada no âmbito escolar, no que diz respeito à inserção de professores homens na docência, sobretudo, nos anos inicias-
Descrição: dc.descriptionThis work discusses a practice little view in schools that offer the early years of elementary education: men teaching. The aim is to problematize the representations of masculinities produced by the students and parents in order to verify the men's place in teaching, in the early years in elementary school. It also seeks to discuss how this gender is seen in the school context. In terms of the hypothesis, this search whether there is prejudice veiled in relation to men teaching. As a methodology we used qualitative research and technique as we made use semi-structured interviews with the parentes and focus groups with students from three divisions of the early years of elementary education (1st, 2nd, 3rd grades) located municipalities of Santo Antônio de Pádua and Miracema, both located in the northwestern region of the State of Rio de Janeiro. To build this work, we seek inspiration in the works of Foucault (1988), Butler (2013), Scott (1995), Louro (2013), Connell (1995), Almeida (1996,2000) among others. As partial results of research, teaching appears linked to a vision of stereotyped women as a caregiver and replication. In addition, when other genres choose teaching, the prejudices appear. The partial conclusions point to the need to think the deconstruction of stereotypes found in schools, with respect to the insertion of male teachers in teaching, especially in the initial years-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDocência masculina-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstereótipos-
Palavras-chave: dc.subjectResistência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDocência masculina-
Palavras-chave: dc.subjectMale teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMasculinity-
Palavras-chave: dc.subjectStereotype-
Palavras-chave: dc.subjectResistance-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Título: dc.titleEstereótipos e resistências: docência masculina nos anos iniciais-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.