Crianças dependentes de tecnologia no domicílio: a demanda de aprendizagem dos familiares cuidadores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Rosane Cordeiro Burla de-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Márcia Valéria Ratto-
Autor(es): dc.contributorSilva, Luciana Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorSantiago, Suzana de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2017-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2625-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762151-
Descrição: dc.descriptionOs avanços da medicina e da tecnologia trouxeram consigo um aumento significativo de crianças críticas que sobreviveram com necessidades especiais. Tal fato deve-se ao grande processo tecnológico, que vem diminuindo a mortalidade infantil e contribuindo com a sobrevivência de crianças com doenças graves e/ou incapacitantes, de modo que sem esse processo, elas não se manteriam vivas. Este fato ocasionou o surgimento de um novo grupo de crianças que têm essas características, denominado no Brasil, como Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES). Este estudo tem como objetivos conhecer como os familiares realizam os cuidados da CRIANES dependente de tecnologia no ambiente domiciliar e descrever a demanda de aprendizagem a partir do cuidado realizado pelos familiares de CRIANES dependente de tecnologia no ambiente domiciliar. Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória realizada com oito cuidadores de crianças dependentes de tecnologia, de abordagem qualitativa que foi feita através de uma entrevista semi- estruturada. Ficou evidenciado que os cuidadores realizam uma dupla função no que diz respeito aos cuidados realizados com seus filhos, sendo um cuidado cotidiano, comum a qualquer criança e um cuidado de enfermagem fundamental, relacionado aos cuidados realizados na tecnologia. Apesar de afirmarem ter conhecimento suficiente para a realização dos cuidados com a tecnologia, foi possível identificar que alguns cuidadores realizam um cuidado equivocado na tecnologia acoplada ao corpo de seus filhos, trazendo assim, as demandas de cuidado. Fica evidenciado a sobrecarga do cuidador, que muitas vezes realiza essa dupla função de cuidados sozinho e também a necessidade do acompanhamento desta criança e sua família após a alta hospitalar, para melhor instrumentalização dos familiares cuidadores, para que possam realizar um cuidado eficaz-
Descrição: dc.descriptionAdvances in medicine and technology have brought a significant increase in critical children who survived with special needs. This fact is due to the great technological process, which has been decreasing infant mortality and contributing to the survival of children with serious illnesses and / or disabling, so that without this process, they do not keep alive. This fact led to the emergence of a new group of children who have these characteristics, known in Brazil as Children with Special Needs Health (CSNH). This study aims to know how the family realize the CSNH care dependent on technology in the home environment and describe the demand for learning from the care provided by CSNH family dependent on technology in the home environment. It is a descriptive exploratory survey of eight caregivers of dependent children technology, qualitative approach was made through a semi-structured interview. The study revealed that carers perform a dual role with regard to the care provided to their children, being an everyday, common to any child care and a fundamental nursing care related to care provided in technology. Despite claiming to have sufficient knowledge to carry out the care technology, it observed that some caregivers perform a wrong care in technology coupled to the body of their children, thus bringing the care demands. Evidenced caregiver burden, which often performs this dual role of care alone and also the need for monitoring of this child and his family after hospital discharge, for better exploitation of family caregivers so that they can carry out effective care-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectCuidadores-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde da criança-
Palavras-chave: dc.subjectDoença crônica-
Palavras-chave: dc.subjectFamília-
Palavras-chave: dc.subjectCuidado da criança-
Palavras-chave: dc.subjectCuidadores-
Palavras-chave: dc.subjectChild health-
Palavras-chave: dc.subjectFamily-
Palavras-chave: dc.subjectCaregivers-
Título: dc.titleCrianças dependentes de tecnologia no domicílio: a demanda de aprendizagem dos familiares cuidadores-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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