Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, José | - |
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Kênia | - |
Autor(es): dc.creator | Abruzzini, Anna Beatriz Maia da Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15382 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762141 | - |
Descrição: dc.description | Até que ponto um livro pode retratar a realidade? O que vive um autor para se inspirar ao nível de sua obra refletir todos seus temores presentes e futuros? O que é a distopia e que relação ela tem com o medo vivido pelos autores que ela escrevem? O objetivo deste trabalho monográfico é entrar na sociedade de Panem, país criado pela escritora estadunidense Suzanne Collins em seu livro intitulado Jogos vorazes. Além de embarcar na compreensão do papel social da literatura distópica, os temores que envolvem seus autores, tanto os percursores quanto às obras publicadas no século XXI, tais como a opressão por parte de um governo, uma disparidade hegemônica, desastres ambientais, o papel da educação dentro daquela sociedade criada e o lugar da mídia e seu uso para o controle das massas. Fazer um comparativo com o Brasil atual, e os eixos que compõem o realismo da obra e que constituem uma sociedade, pontos como classe, democracia, o papel do Estado e a forma de agir de um governo ditatorial que usa das mídias e dos espetáculos para exercer seu poder de manipulação | - |
Descrição: dc.description | How far can a book portray reality? What does an author live to be inspired at the level of his work to reflect all his present and future fears? What is distopy and what relationship does it have to the fear experienced by the authors they write? The purpose of this monographic work is to enter the society of Panem, a country created by the American writer Suzanne Collins in his book entitled The Hunger games. In addition to understanding the social role of dystopian literature, the fears surrounding its authors, both the forerunners and works published in the 21st century, such as government oppression, hegemonic disparity, environmental disasters, the role of education within that created society and the place of the media and its use for mass control. Make a comparison with the current Brazil, and the axes that make up the realism of the work and that constitute a society, points such as class, democracy, the role of the state and the way of acting of a dictatorial government that uses the media and spectacles to exercise its power of manipulation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos vorazes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distopia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distopia na literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção americana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel social | - |
Palavras-chave: dc.subject | The Hunger games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distopy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Título: dc.title | Panem é aqui? análise de uma distopia que reflete a sociedade atual | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: