Educação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Antonio Marcelo Martins-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lucia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorMaciel, Antônio Marcelo Martins-
Autor(es): dc.contributorLatini, Rose Mary-
Autor(es): dc.creatorSilva, Mauro Ricardo Henriques da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762130-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa propõe a reflexão e a construção de trilhas para um ensino de ciências problematizador na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Fundamental 2 (anos finais), no contexto da Escola Municipal Luiz Gonzaga (EMLG), em São Gonçalo-RJ, a partir da reflexão sobre suas singularidades e do que propõem as diretrizes oficiais para essa modalidade de ensino. Além disso, este estudo buscou entender o currículo que é oferecido, atualmente, pela municipalidade e, por intermédio de investigação e de análise das diretrizes oficiais curriculares, propôs um referencial curricular para o ensino de Ciências da Natureza na EJA com pretensão de atender às peculiaridades dessa modalidade de ensino. O alicerce teórico foi construído na perspectiva da educação crítica e libertadora, de Paulo Freire, que viabilizou a problematização de situações comuns à realidade das e dos estudantes da EJA, explicitadas pela experienciação do autor ao longo de quase três décadas de atuação nas turmas de EJA da EMLG. A estrutura didático-metodológica foi organizada com base na proposta dos três momentos pedagógicos descritos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2009). No que concerne aos resultados deste trabalho, apresentamos nossa avaliação sobre o formato da EJA atual, sobre a sua contribuição para a formação da autonomia das e dos estudantes e o impacto da Covid-19, nesta pesquisa, que nos obrigou a adaptar as trilhas para a obtenção de informações e impediram a aplicação das práticas educativas nas turmas de EJA. Nesse sentido, a pesquisa bibliográfica, voltou-se para a leitura de publicações sobre o tema e o entendimento dos documentos oferecidas à EJA no âmbito oficial, às críticas, à análise e ao que o Ensino de Ciências dispõe para essa modalidade de ensino. Ao final do estudo, coligimos as propostas didático-metodológicas, bem como as estratégias e recursos didáticos adotados, em um caderno, denominado “Trilhas para um ensino problematizador: coletânea de práticas educativas para o Ensino de Ciências da Natureza na EJA Fundamental 2”, que se converteu no produto educacional desta dissertação.-
Descrição: dc.descriptionThis research proposes the reflection and construction of trails for a problematizing science teaching in young people and adult education (EJA), Elementary 2 (final years), in the context of the Luiz Gonzaga Municipal School (EMLG), in São Gonçalo, RJ. From the reflection on their singularities and on what the official guidelines propose for this teaching modality. In addition, this study searched to understand the curriculum that is currently offered by the municipality and, through investigation and analysis of official curriculum guidelines, proposed a curricular referential for the teaching of Natural Sciences with the intention of attend the peculiarities of this teaching modality. The theoretical foundation was built from the perspective of Paulo Freire’s critical and liberating education, which allowed the problematization of situations common to the reality of EJA students, explained by the author's experience over nearly three decades working in EJA classes at EMLG. The didactic methodological structure organized based on the proposal of the three pedagogical moments described by Delizoicov, Angotti and Pernambuco (2009). Regarding the results of this work, we present our assessment of the current format of EJA, its contribution to the formation of students' autonomy and the impact of Covid-19 in this research, which forced us to adapt the tracks to obtaining information and prevented the application of educational practices in EJA classes. In this sense, the bibliographical research turned to the understanding of the policies offered to EJA in the official scope, to the criticisms, to the analysis and of what Science Teaching has for this type of teaching. At the end of the study, we collected the didactic methodological proposals, as well as the didactic strategies and resources adopted, in a notebook denominated “Trails for a problematizing teaching: collection of educational practices for the Teaching of Nature Sciences at EJA Elementary 2", which became the educational product of this dissertation.-
Descrição: dc.description236 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental 2. Ciências da Natureza. Paulo Freire. Práticas educativas.-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências, Lei diretrizes e bases, Prática de ensino, Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectYoung people and Adult Education. Teaching Elementary 2. Natural Sciences. Paulo Freire. Educational practices-
Título: dc.titleEducação de Jovens e Adultos: Reflexão e Construção de Trilhas para um Ensino de Ciências Problematizador-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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