Ensino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Douglas Mosar Morais-
Autor(es): dc.contributorAmâncio, Tunico-
Autor(es): dc.contributorMonteiro, Lucia-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fidelis de Fraga da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762129-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho procura estabelecer um método de ensino do roteiro audiovisual em sala de aula que esteja a serviço de um projeto emancipador do aluno. A proposta vem no esteio da experiência do autor como professor de roteiro e procura sintetizar técnicas de escrita que estejam a serviço da criatividade e da espontaneidade. Como base e inspiração, recorreu-se a metodologias desenvolvidas por dois teatrólogos: o brasileiro Augusto Boal e o espanhol Jose Sanchis Sinisterra. O trabalho de ambos usa a improvisação como ferramental essencial para alcançar uma metodologia autoral. Os exercícios nesse trabalho são fruto do cruzamento dos pontos essenciais desses sistemas teatrais e foram elaborados visando uma escrita para telas que traga o aluno para o centro da narrativa, abrindo espaço para seu protagonismo-
Descrição: dc.descriptionEl presente trabajo busca estabelecer um método de enseñanza del guión audiovisual en el aula que esté al servicio de un proyecto emancipadorio para el alumno. La propuesta se basa em la experiencia del autor como docente de guión y busca sintetizar técnicas de escritura que estén ao servicio de la criatividad y la espontaneidad. Como base e inspiración se utilizaron metodologías desarrolladas por dos teatrologos: el brasileño Augusto Boal y el español Jose Sanchis Sinisterra. La obro de ambos dramaturgo utiliza la improvisación como herramiental para lograr una metodologia autoral. Los ejercicios presentes en este trabajo son el resultado del cruce de los puntos essenciales de estos sistemas teatrales e fueron elaborados com el objetivo de la redacción de guiones que lleven ao centro de la narrativa, abriendo espacio a su protagonismo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherNiterói-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do oprimido-
Palavras-chave: dc.subjectAugusto Boal-
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectCinema na educação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema-
Palavras-chave: dc.subjectRoteiro cinematográfico-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro do oprimido-
Palavras-chave: dc.subjectAugusto Boal-
Palavras-chave: dc.subjectGuión audiovisual-
Palavras-chave: dc.subjectDramaturgia-
Palavras-chave: dc.subjectCine em educación-
Título: dc.titleEnsino do roteiro audiovisual em sala de aula: propostas para um método emancipador-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.