Um olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira. Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Marcos Marques de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Ramofly Bicalho dos-
Autor(es): dc.contributorGomes, Rodrigo Lima Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Carlos Alberto Lima de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1240361291101030-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3952286468152214-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3952286468152214-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3815218617988955-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5823890992297520-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6717808991001267-
Autor(es): dc.creatorSevilla, João Camilo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:01:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:01:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15721-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762124-
Descrição: dc.descriptionAtravés da colaboração do pensamento de Antonio Gramsci a respeito da educação e de princípios pedagógicos, o presente trabalho pretende se debruçar acerca das disputas ideológicas que têm como alvo a escola. As teorias de Gramsci detêm espaço importante para a análise dos embates que vem ocorrendo nos últimos anos no Brasil. Nota-se que os conflitos que têm marcado a trajetória brasileira recente apresentam a escola como palco. Como a educação é uma área para qual a sociedade dirige muita atenção, movimentos como o Escola Sem Partido e o de ocupação das escolas públicas simbolizam um momento que carece de cuidado e aprofundamento. O projeto Escola Sem Partido, associado a um movimento de conservação, e o movimento de ocupação das escolas públicas, caracterizado como instrumento de resistência, têm um lugar expressivo neste trabalho, uma vez que ambos materializam as disputas de caráter ideológico que têm a escola como lócus e alvo-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThrough the collaboration of the thinking of Antonio Gramsci in respect of education and pedagogical principles, the present study intends to focus on the ideological disputes that have targeted the school. The theories of Antonio Gramsci hold important space for analysis of the onslaught that has taken place in recent years in Brazil. It should be noted that the conflicts that have marked the recent Brazilian trajectory feature the school as a stage. As education is an area for which the society directs much attention, movements like the Escola Sem Partido and the occupation of public schools symbolize a moment that requires a careful and deep regard. The project Escola Sem Partido, associated with a conservation organization, and the movement for occupation of public schools, characterized as an instrument of resistance, have a significant place in this work, since both materialize the ideological disputes that have the school as a locus-
Descrição: dc.description98 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGramsci-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia-
Palavras-chave: dc.subjectGramsci-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Palavras-chave: dc.subjectIdeology-
Título: dc.titleUm olhar gramsciano sobre movimentos de conservação e resistência na educação contemporânea-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.