Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bruno, Ruth | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lucia da Cruz de | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Nathália Dias da Cunha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:01:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:01:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11715 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/762108 | - |
Descrição: dc.description | No atual contexto da educação brasileira, o professor consciente de suas responsabilidades não se sente confortável como mero expectador dos acontecimentos. O baixo desempenho escolar dos alunos do Ensino Médio, especialmente na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, claramente diagnosticado nas avaliações oficiais, reflete na prática do professor, que busca alternativas metodológicas na tentativa de encontrar uma solução para o problema. A partir do processo contínuo de construção de conhecimentos sobre a prática pedagógica, surge então o professor reflexivo, comprometido com sua profissão e capaz de questionar seu próprio trabalho, enfrentando as mais diversas situações que surgem em seu dia a dia. A atitude reflexiva beneficia o desenvolvimento do educando e mostra resultados expressivos no processo de ensino-aprendizagem. Esta postura contribui significativamente para a melhoria da qualidade do ensino, favorecendo não apenas o aluno, mas também o professor, na medida em que ele aprende mais para ensinar mais. Colocando-me no papel deste professor e visando promover o interesse e significado ao ensino de Física, são apresentados neste trabalho os resultados decorrentes da aplicação de aulas investigativas, construídas através do diálogo, utilizando as mais importantes contribuições da teoria construtivista para a educação: a valorização das concepções prévias dos alunos, o poder da mediação, o incentivo aos debates e trabalhos coletivos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Na execução da proposta, os recursos de contextualização e interdisciplinaridade são inseridos através de projetos temáticos envolvendo Física e Esporte, com ênfase na habilidade de locomoção do corpo humano. Como principais resultados apresentam-se as reflexões a respeito da prática docente, geradas a partir da aplicação das aulas em escolas do município de Niterói, durante o estágio curricular obrigatório e monitoria em aulas de judô. A partir da análise do papel do professor mediador, da apreciação das questões levantadas pelos alunos e a avaliação qualitativa, baseada nos conhecimentos prévios explorados do início ao fim da aula, verifica-se que os objetivos principais desta proposta são alcançados, traduzidos pela aplicação de aulas dinâmicas, nas quais se desenvolvem as competências e valores éticos, atendendo as atuais finalidades do Ensino Médio | - |
Descrição: dc.description | In the current context of Brazilian education, the teacher aware of his responsibilities does not feel comfortable as a mere spectator of events. The low educational attainment of high school students, especially in the field of natural sciences and their technologies, clearly diagnosed in official evaluations, reflects in teacher practice, which seeks methodological alternatives in trying to find a solution to the problem. From the ongoing process of building knowledge about the pedagogical practice, then emerges the reflective teacher, committed to his profession and able to question his own work, facing many different situations that arise in his every day work. The reflective attitude benefits the student development and shows impressive results in teaching and learning. This position significantly contributes to improve the teaching quality, favoring not only the student but also the teacher, as he learns more to teach more. Putting myself in the role of this teacher and promoting the interest and significance to the physics teaching, are presented in this monography the results from the application of investigative classes, built through dialogue, using the most important contributions from the constructivist theory of education: enhancement of students' preconceptions, mediation power, encouraging of discussion and group work and critical thinking. In the teaching implementation proposition, features of contextualization and interdisciplinarity are inserted through thematic projects involving sport and physics, with emphasis on the human body moving ability. As main results, are presented reflections about the teaching practice, generated from the application of classes in schools in the city of Niterói, during the required curricular training and teaching assistant in judo classes. From the analysis of the teacher mediating role, appreciation of the issues raised by students and qualitative assessment, based on prior knowledge exploited from the beginning to the end of the classes, it appears that the main objectives of this proposal are achieved, translated by applying dynamic lessons, in which the skills and ethical values are developed, satisfying the recent purposes of high school formation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino investigativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino interdisciplinar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching of physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investigative education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
Título: dc.title | Física e esporte: contextualização através de atividades investigativas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: